Geleias - Maçã e Morango

Geleias – Maçã e Morango

Adoro fazer geleias. Além de ser uma ótima forma de aproveitar frutas é muito mais saudável produtos industrializados. A única desvantagem é a validade menor, mas vamos combinar, geleia caseira não dura muito tempo!

Como vamos sair de férias, resolvi aproveitar as maçãs e os morangos que estavam sobrando. 

Vamos as receitinhas:

Geleia de Maçã

1,5 kg de maçã vermelha
400 g de açúcar
2 colheres de sopa de suco de limão ou vinagre
3 xícaras de água

Preparo
Retirar o cabinho das maçãs e cortá-las em cubos, sem retirar as sementes ou a casca. Colocar em uma panela grande com a água, levar ao fogo alto até ferver, baixar o fogo. Deixar as maçãs cozinharem até ficarem bem macias ou desmanchando (aproximadamente 1 hora). Colocar em um escorredor de macarrão, e um peso, para retirar todo o caldo. 
A polpa da maçã será desprezada, o que é importante para a fabricação de geleias é a pectina, que estará no caldo. Eu coloquei um prato sobre a polpa e por cima uma panela com água, e deixei de um dia para o outro, para extrair o máximo de maçã. Como utilizei a casca, o líquido ficou avermelhado. Se não usar a casca, a geleia ficará mais clara.
Misturar o suco de limão (ou vinagre, o importante é a acidez, que auxilia na conservação) e o açúcar, levando para apurar e fogo baixo até ficar firme. O ideal é retirar do fogo antes de ficar bem firme, pois quando esfria ela endurece mais. 
Está pronta. Como o consumo não será imediato, coloquei em vidros esterelizados. 
Esta receita rendeu 2 vidros pequenos (fotos).

Geleias de Maçã

Geleia de Morango
1 kg de morangos maduros
200 g de açúcar refinado
150 g de açúcar cristal
2 colheres de sopa de suco de limão ou vinagre
1 cravo da índia
1 canela em pau pequena

Geleias de Morango

Preparo
Cortar os morangos em tamanhos variados (antes tem que lavar, tirar as folhas e os cabinhos, blá, blá, blá), deixando em torno de 200 g (não muito grandes) inteiros. Reservar 100 g de morangos inteiros e colocar o restante em uma panela com o açúcar. Deixar descansar por uma hora, para que o morango solte um pouco de líquido – isto faz com que  a geleia demore mais para ficar pronta, mas acredito que fica mais saborosa.
Levar para cozinhar em fogo baixo com os demais ingredientes. Quando a maior parte dos morangos estiver desmanchada, acrescentar os morangos reservados (assim ficarão alguns morangos inteiros… ADORO!!!). Quando estiver firme, sem escorrer da colher, estará pronto. Pessoalmente, acho que o ponto de geleia é quando eu olho e acho que está parecida com as geleias que eu já comi… 

Esta geleia tem um rendimento bem maior que a de maçã. Enchi 3 vidros maiores que os de maçã. ou seja, rende aproximadamente o dobro. Também acho mais saborosa…

Uma fotinho das duas geleias juntas, para comparar as cores…

Como eu sou Amélia com Vaidade e gosto de tudo muito bonitinho, coloquei um tecidos fofinhos…. 

Print Friendly, PDF & Email

Comente via Facebook

comentário(s)

, , , , , ,

2 Responses to Geleias – Maçã e Morango

  1. Daniela 4 de julho de 2010 at 7:05 pm #

    Oi Alisson!
    Que bom que tu gostaste!!! Estou cheia de idéias, mas ainda aceito sugestões! E tu, o que anda fazendo da vida?
    beijinhos!
    Dani

  2. Alisson 4 de julho de 2010 at 1:34 am #

    Oi, Dani!
    Aqui é o Alisson!
    Adorei o teu blog e já adicionei aos meus favoritos!
    Beijinhos!