Torta Salgada Francesa

Torta Salgada Francesa

Quando assistimos o vídeo na primeira aula de Cozinha Francesa, me encantei por uma receita de torta. Estava com vontade de fazer e comer desde terça-feira, mas como o Senhor Meu Marido foi viajar, não pude testar a receita.  

Mas nada que o tempo não resolva! E quinta foi o dia.
A torta é uma espécie de quiche, e fiz a mesma massa pâte brisée da aula de ontem. O que muda é o recheio: mostarda dijon, tomate, cebola e queijo gruyère. Não dá água na boca só de falar? E ainda por cima é versátil, podendo ser servida no lanche ou como acompanhamento em refeições. E ainda é uma ótima opção para vegetarianos, né, Mariana?!
A receita da massa está na postagem da Aula 2, mas de qualquer forma foi postar novamente.
Ingredientes:
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
1 unidade ovo
1 pitada de sal 
Modo de preparo
Corte a manteiga em pedaços pequenos e leve de volta para a geladeira. Colocar a farinha e o sal em um tigela e fazer, com a manteiga, uma farofa. Mistura com as pontas dos dedos. Adicionar o ovo levemente batido e misturar com as pontas dos dedos. Fazer uma bola e guardar na geladeira por pelo menos 30 minutos, enrolada em papel filme.
É importante mexer a massa somente com a ponta dos dedos, sem sovar, para não desenvolver glúten da farinha. Se o glúten desenvolver, a massa não ficará sequinha e crocante.
Depois de repousar na geladeira, abrir a massa com o auxílio de um rolo, até atingir a espessura de aproximadamente 3 mm. Colocar em uma forma, fazer alguns furos com um garfo, para liberar o ar. Cobrir a massa com papel manteiga e usar feijões ou esferas de cerâmica para fazer peso – novamente para a massa não crescer. Levar ao forno pré-aquecido a 180C até ficar assada – aqui é preciso ter cuidado. O objetivo é impermeabilizar a massa, para que não amoleça quando colocar o recheio. Ela deve ficar levemente dourada e sequinha.
Para esta torta eu fiz uma receita e meia, mas sobrou massa para mais uma torta pequena, que vai se transformar em biscoitinhos salgados no final de semana.

A massa já nas formas
Os furos na massa
A massa coberta com papel manteiga e feijões

Recheio:
Mostarda Dijon a gosto
2 unidades Tomates em rodelas
1 unidade Cebolas em rodelas
Queijo Gruyère ralado a gosto

A mise en place

Em uma sauteuse (panela, frigideira, caçarola) com pouco óleo, refogar a cebola até murchar e acrescentar o tomate, para que ele solte um pouco de água. Não é para virar um molho de tomate. Temperar com sal e pimenta a gosto, mas sem exagerar.

Cebola + tomate
Primeira camada de recheio: mostarda dijon

Cobrir o fundo da torta com a mostarda dijon – se você não está acostumado, não exagere, o sabor é forte e marcante – e colocar o refogado de tomate e cebola. Cobrir com o queijo gruyère ralado e, se desejar, pimenta do reino moída.

Prontas para retornar ao forno

Voltar ao forno pré-aquecido até derreter o queijo.

Como era jantar, servi acompanhada de filé mignon
hummm, quanto recheio!

Rendimento (com sobra de massa): 1 torta de 21 com + 2 tortas de 9 cm

A torta maior, pronta para consumo

Print Friendly, PDF & Email

Comente via Facebook

comentário(s)

, , ,

4 Responses to Torta Salgada Francesa

  1. Dani 29 de outubro de 2012 at 5:42 am #

    Aline,

    Eu também gosto de recheios incrementados, mas a proposta desta torta é um recheio rápido e simples. Mesmo com poucos ingredientes fica deliciosa! 😉 Experimente!

  2. Aline Cristina 16 de outubro de 2012 at 4:44 pm #

    Ummm deve ser uma delícia. Eu só incrementaria mais o recheio 🙂
    Adorei as suas dicas para a massa.

  3. Dani 28 de fevereiro de 2012 at 8:49 pm #

    Josi,

    Realmente, fica muito gostoso! E é bem simples de preparar…

  4. josi 27 de fevereiro de 2012 at 1:51 pm #

    deve ser muito gostoso

%d blogueiros gostam disto: