Concurso Talento ao Vivo - VENCEMOS!!!!!

Concurso Talento ao Vivo – VENCEMOS!!!!!

Pulei tudo o que aconteceu na quarta e quinta-feira por que o mais importante aconteceu na sexta: o Concurso Talento ao Vivo. 

O Talento ao Vivo é um concurso destinado para alunos de Gastronomia e Nutrição de todas as instituições do Brasil, que deveriam se inscrever pela internet, no site da Semana Mesa SP, enviando um texto de até 1000 caracteres com o tema “o que a gastronomia pode fazer pelo planeta” mais uma receita com 1 ingrediente brasileiro, que demonstrasse técnicas aprendidas no curso. Enviei a nossa inscrição – Gilmara Macedo e eu – aos 45′ do segundo tempo. Para nossa surpresa, no dia seguinte já recebemos o email com a confirmação de finalistas (esse é o bom de mandar no último dia, a resposta vem “mais rápido). Na entrega do prêmio ficamos sabendo que 330 duplas se inscreveram, e apenas 6 foram selecionadas. Matando a curiosidade: nossa receita foi lombo de porco com chutney de butiá, acompanhadas de batatas souté. Quem é do sul vai achar muito simples, mas para cá butiá é uma fruta desconhecida.
Até segunda-feira pouco sabíamos o que poderia acontecer, e a nossa referência era a revista Prazeres da Mesa que cobriu a Semana Recife, que teve o mesmo concurso e o regulamento do concurso.

Na segunda recebemos um email falando que a proteína seria carne suína, e que os cortes seriam sorteados, e que faríamos as compras em uma loja Pão de Açúcar, com um vale de R$ 200,00, além dos horários. Como poderíamos levar nossos “apetrechos”, levei uma mala de viagem grande, com tudo: de panela de pressão à grelha de ferro. Não queria ser pega de surpresa!

Na sexta-feira chegamos no SENAC no horário marcado, 8h, e fomos direto colocar a dolmã fornecida (ah, esqueci de falar, eles ligaram perguntando peso e altura, isso é lá coisa que se pergunte???) e fomos a uma loja do Pão de Açúcar para as compras e no caminho foi sorteada a ordem das apresentações e o corte de cada dupla – nós ficamos com o FILÉ MIGNON (os demais cortes eram: patinho, alcatra, copa, lagarto, picanha e o último eu não lembro…). Tivemos 20 minutos para pegar tudo que precisaríamos e depois tomamos um rápido café. Durante este trajeto foi possível conhecer melhor os concorrentes, pois o clima estava de coleguismo e bem descontraido. Foi muito legal.
Voltando ao SENAC, o tempo urgia! Tivemos 1 hora para entregar a receita escrita e o tempo de preparo das receitas era de acordo com a ordem de apresentação. Normalmente as duplas entram na cozinha a cada 10 minutos, para todos terem o mesmo tempo, mas desta vez entramos todos juntos. Cada dupla tinha que produzir 10 pratos iguais, compostos de 1 proteína + 1 molho + 3 guarnições, sendo pelo menos 1 carboidrato. Difícil compor um prato com tantos itens!

Depois da apresentação tivemos 30 minutos para a limpeza da praça e o nosso super jurado de cozinha, o Rafael Barros, que é maravilhoso e fofo, deu um feedback para todos. Foi muito bom, pois ele deu dicas valiosas para os próximos concursos (esse foi o primeiro de muitos).

Pratos Concurso Talento ao Vivo, em ordem de apresentação

Esqueci de falar, mas éramos 7 duplas: 6 selecionadas pela internet mais a dupla vencedora do Recife.

No feedback,  cada dupla explicou seu prato e sua proposta e o Rafael leu alguns comentários dos jurados. Vou colocar o que lembro de cada um, e assim que a revista sair corrijo ou acrescento dados.

Francisca Makowski Ioppi e Paulo Sergio Mello – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo

O primeiro prato teve inspiração oriental, com um molho com shoyu. Como guarnição batatas e vagens em repolho roxo e um purê de alho e salsinha. 

Thomas Sôlha e Leonardo Amaral – Faculdade Maurício de Nassau
Vice-Campeões!!

Esta foi a produção dos meninos de Recife, Thomas e Leonardo. Eles fizeram uma farofa de castanha de caju e bacon e um purê de batata doce. Levaram para a casa o segundo lugar. 
Agora devo confessar o que já confessei para os meninos: estava morrendo de medo deles, já tinham vencido lá, vinham mais confiantes e experientes… 

Sheila da Silva Brito Lima e Cassio Vinicius – Universidade Metodista, São Bernardo do Campo, São Paulo

Copa de porco com arroz vermelho com castanhas (sim, igual ao meu) com crisps de madioca. A cenoura branqueada era uma decoração comestível – pelas regras do concurso, uma guarnição.

Stella Mendes Gonçalves e Elvira Oliveira Bastos, Universidade Monte Serrat, Santos, São Paulo

As meninas fizeram um purê de pupunha, que os jurados consideraram um pouco ácido, pricipalmente juntando com o molho de pimenta biquinho. O arroz branco e o bacon finalizavam o prato. Tinha alguma coisa em cima do arroz, mas agora não lembro o que era…

Karen Takizawa e Dejanira Freitas Braga – PUC PR – Campus Curitiba, Paraná

As meninas do Paraná fizeram uma homenagem à Quirela, prato típico brasileiro, feito com canjiquinha. O molho era a base de cachaça.

Tereza Cristina Fagundes e Ricardo Baginski – Senac – Campus Santo Amaro, São Paulo

Os meus colegas ficaram com o lagarto, que acompanharam com dois purês: batata doce e mandioquinha e espaguete de legumes (cenoura e abobrinha em tiras muito finas). 

Daniela Prytoluk e Gilmara Macedo – Senac – Campus Santo Amaro, São Paulo

E por fim, meu prato, o vencedor:
Como eu já tinha falado, no sorteio ficamos com o filé mignon, e fizemos o “Filé Mignon Suíno com Salsa de Frutas”. Vamos por partes:

– Filé Mignon: depois de marinado em vinho branco, foi grelhado em chapa de ferro e finalizado no forno;
– Arroz Vermelho: cozido em fundo de legumes e depois acrescentado castanhas de caju torradas;
– Ervilha torta: ervilha torta branqueada e recheada com mini ratatouille – berinjela, abobrinha, tomate cereja e cebola, temperado com ervas aromáticas, sal, pimenta e azeite;
– Salsa de frutas: manga, abacaxi, morango e pimenta vermelha, temperadas com sal, pimenta do reino e azeite aromatizado com laranja;
– Molho: redução de aceto balsâmico, mel, suco de laranja, cravo, canela e anis estrelado.
OS PRÊMIOS!
Todo mundo junto na premiação!!
Thomas Sôlha e Leonardo Amaral  comemorando o 2° lugar
As vencedoras!
Quando a foto foi tirada ainda não sabíamos o que estava por vir!!!

Até a divulgação do resultado, não sabíamos qual seria a premiação, mas no final ganhamos muitas coisas!!!
– Passagens, ida e volta, com acompanhante, para Portugal
– Sacola kit com produtos GNT – incluindo uma balança com formato de fusca e um livro do James Oliver, e a própria sacola, maravilhosa
– Cesta de produtos Pão de Açúcar – casino e taeq, com geléias, vinho branco e tinto, azeite, biscoitos doces e salgados, farinha de quinua, barra de chocolate, macarrão, etc 
– Kit com Flor de Sal – que faz a maior diferença na finalização de pratos
– Kit Nativ – peixes amazônicos congelados, junto com uma bolsa térmica e uma bolsa de tecido
– Cesto Petybon – um cesto de vime enooorme, com uma panela para massa profissional (tipo da spoletto) e uma sauteuse profissional, espátula, pegador de massa e ralador de queijo, além de algumas massas Petybon

O mais legal das passagens para Portugal é que a revista Prazeres da Mesa irá nos encaminhar para um estágio por lá! Ainda não temos nada definido, mas teremos que esperar até as férias de inverno! O que para nós será ótimo, pois já estaremos formadas!

Estou muito feliz!!! Agora é trabalhar ainda mais para construir uma carreira sólida e bem sucedida!
Obrigada a todos que me apoiaram e torceram pela nossa vitória – um beijo super especial para o Senhor Meu Marido!!

Contamos com a ilustre presença do Alex Atala na entrega do prêmio.

Print Friendly

Comente via Facebook

comentário(s)

, , ,

4 Responses to Concurso Talento ao Vivo – VENCEMOS!!!!!

  1. Dani 29 de dezembro de 2010 at 5:26 am #

    Obrigada a todos! Fizemos o melhor possível, estudamos muitas possibilidades, e confesso, o nervosismo quase tomou conta!
    Por isso é importante sempre estudar, ler muito, ver fotos de pratos montados.

  2. TessaiMan 4 de dezembro de 2010 at 2:03 am #

    Parabéns Dani!!! Seu prato ficou muito bonito, parece que você abusou(de forma consciente) das cores e sabores de forma balanceada!
    E o Chef Rafael Barros, ele é muito bom ele tava aqui pela bahia dando workshop pra gente ele realmente dá ótimas dicas.
    Parabéns de novo.

  3. camila 25 de novembro de 2010 at 2:25 am #

    Parabéns !!!!
    Vi esta semana no teu blog!!!
    Teu prato ficou lindo, muito bem montado e parece delicioso,na minha opinião o teu era o melhor de todos ali.
    Um grande beijo pra ti e pro Mauro,
    Camila

  4. Mari Freitas 7 de novembro de 2010 at 4:02 am #

    Bah, que tri!!! Parabéns Dani!!!

%d blogueiros gostam disto: