Diários de Viagem - Gramado - Café Colonial

Diários de Viagem – Gramado – Café Colonial

Atualizado em fev/2016.

Quando viajo para Porto Alegre para visitar minha família sempre tento dar um pulo em Gramado, na Serra Gaúcha. É um passeio que eu super recomendo, que pode ser de apenas um dia, ou de uma semana. Gramado é uma cidade turística, com construções tipicamente alemãs, boa e farta comida, atrações simples mas divertidas, como a Aldeia do Papai Noel (que as minhas meninas amam), ruas limpas e carros que param prontamente para os pedestres atravessarem a rua. Incrivelmente, tenho poucas fotos da cidade em si, preciso voltar urgente para lá para corrigir isso… 🙂

Gramado,na Serra Gaúcha, também é conhecida como a Terra das Hortências.

Gramado,na Serra Gaúcha, também é conhecida como a Terra das Hortências.

Para quem pode passar alguns dias pela região, recomendo passeios por cidades próximas como Nova Petrópolis, Canela e Bento Gonçalves, cidades também turísticas, com colonização alemã e italianas. A cada dois anos Caxias do Sul celebra a Festa Nacional da Uva, entre os meses de fevereiro e março. Mas confesso que meu roteiro preferido começa com uma parada em Três Coroas, no Templo Budista Tibetano Khadro Ling (que vai ter postagem exclusiva!) e no restaurante tibetano Tashi Ling, pois são lugares que amo e que ficam na metade do caminho entre Porto Alegre e Gramado.

Na estrada rumo a Gramado, hortências fazem uma bela recepção.

Na estrada rumo a Gramado, hortências fazem uma bela recepção.

Percebo que as pessoas tem a ideia que Gramado é uma cidade para ir apenas no inverno, aproveitar o clima para ser transportado para o velho mundo, mas por lá há atrações o ano inteiro, além do clima ameno. Dentre as atrações gastronômicas, há fábricas de chocolate, como a Florybol, as casas de massas, casas de fondue, galeterias e os muito famosos Cafés Coloniais.

Café Colonial é o sonho de todo gordão! Comidas e vinhos variados à vontade, e sem tempo para sair da mesa. Para quem nunca foi, o esquema é simples: com preço fechado, que variam entre os muito estabelecimentos da cidade – no caso do Café Colonial Gramberry, cujos quitutes ilustram esta postagem, R$ 30 (em dezembro 2010), mas o Café Bela Vista, cuja foto está mais abaixo, tem valor mais elevado –  e assim que você se acomoda na mesa o garçom começa a trazer as bandejinhas e parece que vai faltar espaço na mesa e na barriga. Tem tudo, tudo junto: salames, queijos, geleias, pães, bolos, torta fria, pizza, linguiça fervida, polenta frita, bolinho de queijo, bolinho de carne, rocambole de doce de leite, picles, bolo de cerveja, vinhos tinto e branco, suco de uva, ufa, a lista é grande demais! E ainda tem as geladeiras com tortas decoradas, pavês, moesses e frutas frescas e em calda. Sem dúvida alguma,

Pães e frios

Pães, geleias e frios do Gramberry

Bolos, asinhas de frango e linguiça fervida

Bolos, asinhas de frango, torta fria, salgadinhos e linguiça fervida do Gramberry

Bolos de Laranja e Ricota

Bolos de Laranja e Ricota do Gramberry

Nega Maluca

Nega Maluca do Gramberry

 

Bolo Pé-de-Moleque

Bolo Pé-de-Moleque do Gramberry

Geladeira com tortas, doces e frutas

Geladeira com tortas, doces e frutas do Gramberry

 

Quem mais ficou salivando?

Quem mais ficou salivando?

 

Mesa posta no Café Colonial Bela Vista: um paraíso para um grávida gulosa.

Mesa posta no Café Colonial Bela Vista: um paraíso para um grávida gulosa.

Vista da Serra Gaúcha, em Gramado.

 

Vista da Serra pela Aldeia do Papai Noel.

Vista da Serra pela Aldeia do Papai Noel.

É muita beleza!

É muita beleza!

 


Antes de ir não esqueça de deixar seu joinha e compartilhar com seus amigos.

Também estamos no facebook (facebook.com/AmeliacomVaidade) e no Instagram (@blogameliacomvaidade), com informações diversas e tudo que acontece na cozinha do Amélia com Vaidade e as comilanças dessa que vos escreve.

Print Friendly, PDF & Email

Comente via Facebook

comentário(s)

One Response to Diários de Viagem – Gramado – Café Colonial

  1. Luciane 20 de dezembro de 2010 at 6:08 pm #

    Além da bela apresentação dos comes, tudo é muito saboroso, gostoso bom D+…

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: