Almoço de domingo no Mocotó

Almoço de domingo no Mocotó

Há uns quatro anos o restaurante Mocotó curiosamente entrou para o circuito gastronômico de São Paulo, chegando ao ponto que o chef Rodrigo Oliveira foi eleito um dos 100 brasileiros mais influentes pela revista Época (veja aqui). Não me entendam mal, digo curiosamente por que o Mocotó  está completamente fora do eixo gastronômico de São Paulo, em um bairro bem afastado, a Vila Medeiros (da minha casa são 45 minutos de viagem – no domingo, aproximadamente 30km), utiliza ingredientes simples, o ambiente é aquele de buteco da periferia, tem a cara de que funciona mesmo desde 1973 no mesmo lugar e o preço é bem em conta. Vamos combinar, isso não é comum nos restaurantes badalados de São Paulo… E com certeza ele vai entrar no meu artigo.

Finalmente domingo fui ao Mocotó para ver se é todo esse “balangadã” que todo mundo fala, e agora faço parte do coro:

– Sim! É bom demais!!!
O público é bem variado, vão desde os descolados àquelas famílias que freqüentam há muito, muito tempo e todos se sentem em casa. Há aqueles que se sentem bem pelo ambiente despojado e há aqueles que vão para reviver as raízes nordestinas, e eu lá, gaúcha, que conheci a carne seca há bem pouco tempo, mas que também se sentiu em casa, por que o buteco, o “bar”como chamamos em Porto Alegre, é o mesmo, de norte a sul do Brasil. E quantas vezes meu pai me levou para almoçar num desses, já que ele gosta de “comida de verdade”, abundante e sem frescura. Às vezes me sentia desconfortável por ser a única mulher no ambiente.
Só duas dicas: chegar cedo, mas cedo mesmo, tipo às 11h30 ou antes, nós chegamos às 11h45 e esperamos 1h30 pela mesa. Mas os peticos, cervejas e caipirinhas são servidos na fila mesmo, e confesso que com eles já estava satisfeita, o resto foi gula. E muita gula. E vá com fome, muita fome.
Não consegui tirar fotos dos pratos, não deu tempo, o pessoal atacava… E tudo estava uma delícia. Comemos:
Caldinho de mocotó
Torresminhos
Carne de Sol assada com Chips de Mandioca
Dadinhos de Tapioca
Baião-de-dois
Escondidinho de Carne-Seca
Panelinha do seu Zé (não está no cardápio, mas é prato da Boa Lembrança),
Caipinhinha de cachaça com uva branca e mais alguma coisa
Caipirê – saquê com caju – delíciaaaaa
Pudim de Tapioca com leite de coco e leite condensado
Tapioca com morango e leite condensado
Musse de chocolate com cachaça (muita cachaça – não recomendo para crianças)
Sorvete de rapadura
uma salada, que eu não comi…
Pirarucu com alguma coisa, mas não achei no site
Purê de mandioca – o mais maravilhosooooooo do mundoAcho que não está faltando nada na lista… Todo mundo experimentou um pouco de tudo. Estávamos entre 8 pessoas e a conta ficou exatamente R$ 62,10 por pessoa, com a cerveja, refrigerantes e a caixinha dos garçons.

Saí de lá passando mal de tanto comer, coisa que não acontecia desde a minha infância, quando fazíamos competição de quem comia mais… Naquele tempo já tinha alguém, que não era eu, que ia ao banheiro, chamava o ugo e voltava para continuar comendo… Eu tive uma infância feliz…

 

Restaurante Mocotó - caldinho de mocotó, carne seca e chips mandioca - Amélia com Vaidade

Caldinho de Mocotó, Carne Seca e Chips de Mandioca

 

Outra coisa que eu acho muito legal é que o Rodrigo Oliveira não esconde suas receitas, e chegando em casa abri a última remessa da coleção Cozinha do Mundo, da Abril, e lá estavam as receitas do Mocotó. Decidi postar a receita dos Dadinhos de Tapioca, que são surpreendentemente deliciosos, fáceis e baratos. Quer receita melhor?
Dadinhos de Tapioca
Dadinhos de Tapioca – Receita
Me sinto em dívida com meus leitores, e vou me obrigar e voltar lá para tirar muitas fotos!
No blog Gastrolandia tem muitas fotos. E tem o site do Mocotó, com mais detalhes.

Antes de ir não esqueça de deixar seu joinha e compartilhar com seus amigos.

Também estamos no facebook (facebook.com/AmeliacomVaidade) e no Instagram (@blogameliacomvaidade), com informações diversas e tudo que acontece na cozinha do Amélia com Vaidade e as comilanças dessa que vos escreve.

Print Friendly, PDF & Email

Comente via Facebook

comentário(s)

, ,

2 Responses to Almoço de domingo no Mocotó

  1. Dani 3 de março de 2011 at 8:14 pm #

    Obrigada Rosa Maria. Seja sempre bem vinda!
    Beijinhos
    Dani

  2. Rosa Maria 28 de fevereiro de 2011 at 9:08 pm #

    Gostei muito do seu cantinho.Beijos.
    Rosa Maria

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: