Blog: O kefir de cada dia: o que é, como ter e o que fazer

Blog: O kefir de cada dia: o que é, como ter e o que fazer

Quer saber o que é kefir? Este artigo do Amélia com Vaidade contém informações sobre seus benefícios, como preparar, como adquirir e uma série de receitas para aproveitar ao máximo sua produção.

É só dar uma olhada rápida no Amélia com Vaidade que você verá muitas postagens de receitas que levam kefir, estou empolgadíssima com o cultivo e benefícios, mas até agora nenhuma explicação clara para a pergunta de muitos “O que é kefir? Para que serve esse tal kefir?”

A minha relação com o kefir começou na tentativa de introduzir leite e derivados na alimentação da Natália, minha filha de 1 ano e 6 meses, quando ela estava com 1 ano e 3 meses. Como ela teve no primeiro ano de vida Alergia à Proteína do Leite de Vaca – APLV – eu tinha muito (ok, ainda tenho) medo de dar qualquer coisa que tivesse leite na composição. Mas não é que a danada é doida por um queijo e iogurte? E na minha busca por algo mais natural e sem conservantes achei o kefir. Já tinha lido sobre ele há mais tempo, mas foi a busca por uma alimentação mais saudável para ela (já que a maior parte dos iogurtes do mercado levam muito açúcar) que comecei o cultivo. Hoje sou fã e divulgadora!

Grãos de Kefir de Leite - Colônia Saudável

Grãos de Kefir de Leite

O kefir nosso de cada dia

Há uma história que conta que o kefir foi um presente de Alá ao profeta Maomé, dado nas montanhas do Cáucaso. O nome kefir origina-se do turco “keif“, que significa bem-estar, vem viver ou bom sentimento. Algo do tipo, já que os tradutores on-line não me ajudaram, achei até uma tradução de keif como descoberta, o que é bastante interessante.

Os benefícios do kefir propagados pela grande internet são vários, vão de tratamento de câncer, acne, regulador intestinal, depressão, arteriosclerose, candidíase, diabetes, problemas cardíacos e quiçá sabe-se mais o que, mas percebo que há uma grande aura de mística em torno do kefir. O que eu acredito é que o kefir é um alimento probiótico, e como tal, oferece benefícios à saúde do hospedeiro (quem ingere).

É mais que comprovado que o nosso organismo, e não somente o intestino, é povoado por uma diversidade de microrganismos, com os quais vivemos em simbiose, e que qualquer desequilíbrio em nosso corpo afeta essa relação.

E falando do intestino, que é o mais beneficiado pelo kefir, acho que todo mundo sabe que não dá para ser feliz estando com o intestino desregulado, seja com prisão de ventre ou diarreia. O intestino vem sendo chamado de “o segundo cérebro“, pela quantidade de células nervosas que possui, e relacionam o seu mal funcionamento a diversas doenças. Por isso recomenda-se a ingestão de alimentos probióticos, principalmente bebidas lácteas.

Apesar do kefir não ser largamente difundido aqui no Brasil, há no livro Alquimia dos Alimentos uma explicação do que é kefir (tabela 7.7, Características de leite de vaca e derivados, página 303), que considero excelente, principalmente por descrever a aparência do kefir, que pode ser estranha em um primeiro contato:

“Leite que apresenta aparência granulosa, com visível separação do soro. Assim como o kumis*, é produzido por fermentação alcoólica e pela cultura de kefir. A cultura é muito variável, podendo incluir Lactobacillus lactis spp. e cremorisLactobacillus acidophilusLactobacillus kefirLactobacillus kefiranofaciensLactobacillus caseiCandida kefirKluyveromyces marxianus e espécies de Saccharomyces, como Saccharomyces cerevisae. Pode ser preparado com leite de cabra, de ovelha ou de vaca, apresentando no produto final um teor alcoólico entre 0,7% e 2%, dependendo do tempo de fermentação a que foi submetido”.

Mas aí você deve estar se perguntando: mas por que o kefir? Qual a diferença em relação aos outros produtos probióticos vendidos no mercado (como Activia e Yakult)?

Para mim, além da diversidade de microrganismos do kefir, que é única e muito maior que os produtos vendidos por aí, um dos grandes benefícios do kefir é o controle sobre o que você está consumindo, além de não ter nenhum aditivo ou conservante. Você sabe quando ele foi feito, quanto tempo fermentou, que tipo de leite foi usado. Ah, mas o iogurte natural não tem aditvos… Será? Meu kefir muda completamente de sabor após 4 ou 5 dias na geladeira, em recipiente bem fechado, por que o iogurte natural industrializado se mantém por mais de um mês próprio para consumo? E ao contrário de diversos iogurtes no mercado, a adição de açúcar é uma opção sua, pode ser usado adoçantes sintéticos ou naturais, mel ou usado em preparações salgadas. Quem é diabético pode consumir com tranquilidade. E principalmente, kefir é barato!

Tipos de kefir

Existem duas formas de cultivar kefir: na água e no leite. O kefir de leite é o mais comum, é branco, semelhante à uma couve-flor, mas para intolerantes à lactose, alérgicos à proteína do leite de vaca e veganos, há a opção de cultivar o kefir de água (transparente), que fermenta uma mistura de água e açúcar mascavo (outras opções são a garapa, o açúcar cristal orgânico ou não e a rapadura).

Uma amiga que cultiva o kefir de água  explicou que com o açúcar mascavo o sabor fica bem acentuado, e ela prefere utilizar o açúcar cristal orgânico (veja lá nos comentários). Para variar o sabor também podem ser utilizados frutas secas, como passas, damascos e tâmaras. Mas não basta ter uma colônia de kefir de leite para transformá-lo em kefir de água, é um processo lento, pode demorar mais de um mês, mas é possível conseguir uma doação de kefir de água em listas de doadores.

Preparo e cuidados com o kefir de leite

Eu não me sinto a vontade para explicar sobre o kefir de água por nunca ter cultivado, mas pelo que pesquisei, o processo é bem semelhante.

Kefir fermentando leite de vaca. O paninho, que foi salvo de virar coletor de baba de babê, protege da invasão de moscas ao mesmo tempo que permite a saída dos gases da fermentação.

Kefir fermentando leite de vaca. O paninho, que foi salvo de virar coletor de baba de babê, protege da invasão de moscas ao mesmo tempo que permite a saída dos gases da fermentação.

O kefir é muito simples de ser preparado, basta colocar os grãos de kefir em um recipiente de vidro ou plástico (metal é desaconselhado), acrescentar o leite em temperatura ambiente (não é leite morno, é frio) e cobrir com um tecido ou toalha de papel, amarrando com um barbante com um elástico. A proporção é de 1 colher de sopa para 1 litro de leite, mas pode ser usado mais. Deixar em temperatura ambiente. Ele pode ser feito em um recipiente fechado, mas fica com mais bolhas e mais ácido por conta da fermentação alcoólica.

É importante que ele seja mantido coberto por causa das moscas de frutas, aquelas bem pequenas, que adoram colocar seus ovos no kefir. Se isso acontecer, o kefir estará perdido, não tem como separar. É preciso receber outra doação.

O tempo de fermentação varia de acordo com o resultado esperado. Quanto mais tempo, mais espessa é a bebida. Eu costumo deixar entre 24 horas (para beber) e 48 horas (para fazer queijo fresco), mas ele já fermenta a bebida em 8 horas. É importante observar a temperatura no dia, já que o kefir fermenta e se multiplica mais rápido em dias quentes.

Quando estiver com o kefir fermentado, coe os grãos com uma peneira plástica, sem apertá-los. O líquido estará pronto para uso e consumo, e os grãos prontos para receber leite novamente. O cultivo de kefir não acaba, basta ter cuidados com grãos e você sempre terá uma bebida probiótica. Se precisar viajar ou não quiser tomar em um dia específico, coloque o kefir para “dormir” na geladeira, com os grãos cobertos por leite. A troca do leite deve ser feita a cada 15 dias. Outra opção é congelar pequenas porções de grãos, assim você sempre terá uma reserva para você e para doação.

O kefir forma uma espécie de gosma, uma membrana liguenta, transparente ao seu redor, que é um indicativo de saúde do kefir. Eu lavo o meu kefir eventualmente comágua filtrada, mas não é necessário fazer a cada troca de leite. Uma vez por semana no máximo, mas realmente não é necessário. Em dias muito quentes eu os lavava uma vez por semana, mas agora com a temperatura agradável de São Paulo não tenho mais lavado.

Importantíssimo! 

Os grãos de kefir se multiplicam, então é comum que cultivadores de kefir doem uma parte do excedente. Eu já fiz diversas doações para amigos e familiares, pois o meu kefir mais que dobra de tamanho de uma semana para a outra. Mas, por enquanto, não tenho grãos para doar para outras pessoas. Se você quer iniciar um cultivo de kefir, recomendo o blog Kefir – Alimento Probiótico, que foi onde recebi a doação. Quando eu tiver grãos excedentes pretendo doar através deles. Lá é doação, sem custos, mas há outras pessoas que vendem kefir pela internet. Eu não julgo ou condeno, mas não me sinto a vontade para vender algo que eu ganhei de alguém tão prestativo e se multiplicou naturalmente.

Esses dias me deparei com uma pessoa vendendo “kefir orgânico” em um grupo do facebook. Não entrei em debate com a pessoa, mas duvido que tenha alguma diferença entre esse kefir e qualquer outro que seja doado ou vendido por aí. Simplesmente por que todo kefir, como já foi falado, tem a mesma origem, vem da mesma colônia. A única coisa diferente que essa pessoa pode estar fazendo é cultivando o kefir com leite orgânico, ou no caso do kefir de água, com açúcar e semelhantes orgânicos. Se você não for continuar o cultivo com alimentos orgânicos não há por que pagar (caro) por este kefir.

Agora eu tenho kefir, o que devo fazer?

Aproveite e inclua na sua rotina. Pode ser consumido com frutas picadas, como vitamina no lugar do leite, como lassi (refresco), como coalhada ou ser utilizado no preparo de receitas doces e salgadas, como pães, bolos, sorvetes, molhos para saladas, etc. Todas as substituições que eu tentei em receitas que originalmente pediam iogurte saíram perfeitas. Aqui adoramos o estilo coalhada seca ou cream cheese: basta tirar o soro com um tecido ou coador de café e temperar a a gosto (veja detalhes aqui). Simples para ser consumido no pão, substituindo a manteiga, cream cheese ou requeijão industrializados. Combina muito com torradinhas com geleia de frutas vermelhas!

Cream Chesse de Kefir - preparado com leite fermentado com grãos de kefir

Cream Chesse de Kefir – preparado com leite fermentado com grãos de kefir

Algumas das Receitas com kefir postadas aqui no Amélia com Vaidade (clique no nome da receita):

*Kumis – Produzido por fermentação alcoólica e uso de fermento búlgaro e levedo de cerveja.

Para ler mais sobre kefir:

Kefir – Alimento Probiótico – muitas, mas muitas informações. Meu site de referência sobre kefir

Crianças na Cozinha (O que é kefir) e (Como usar soro do kefir)

Come-se

Essential Nitrution

 


Antes de ir não esqueça de deixar seu joinha e compartilhar com seus amigos.

Também estamos no facebook (facebook.com/AmeliacomVaidade) e no Instagram (@blogameliacomvaidade), com informações diversas e tudo que acontece na cozinha do Amélia com Vaidade e as comilanças dessa que vos escreve.

Print Friendly

Comente via Facebook

comentário(s)

, , , , , ,

110 comentários para Blog: O kefir de cada dia: o que é, como ter e o que fazer

  1. Grazielle 26 de janeiro de 2017 at 12:41 pm #

    Oi Dani eu ganhei um kefir mas tenho q colok leite todo dia ne…
    Tem algo q posso fazer pra mim não fazer tanto leite pq não sou conto de coloca leite em 24 hs todo dia…
    Posso congela o keffee?

  2. Ana Paula Giraldi Nery 29 de novembro de 2016 at 10:51 am #

    Amélia, muito legal suau experiência com kefir.Vou.procurar usá-los.O iogurte obtido do.kefir é o tal Leite de Kefir?SÓ pra eu me localizar.JÁ usei este IOGURTE em.bolos e deu super certo.Como.se faz o queijo?Coa-se este iogurte ?Coloca-se vinagre?Tenho um iogurte há 4 dias na geladeira e quero usar.Ou deixa-se o Kefir no leite fermentar por mais tempo (48hs)? ALIÁS OUVI DIZER QUE APÓS 48HS o Kefir quebra a Lactose podendo este leite ou queijo ser consumido.por quem.tem.intolerância à lactose como.eu.Isto é verdade?Se puder me responde por e-mais. AGRADEÇO DE MONTÃO!Sou dentista e super preocupada com alimentação saudável para mim e minha família. Meu e-mail:
    gnery.ana.paula@gmail.com

  3. wilma 18 de agosto de 2016 at 12:35 am #

    Oi tudo bem ,meu kefir de leite tá ficando azedo ácido ,oq eu faço?

    • Margara 29 de abril de 2017 at 11:53 am #

      Provavelmente tem muito sekrfir para pouco leite Jô está deixando tempo de mais. Como já foi citado acima o tempo de fermentação do kefir varia de acordo com a quantidade de grão por litro e a temperatura e o tempo deixado. Experimente diminuir um pouco a quantidade de kefir por litro.. O ideal é até 2 colheres de sopa para um litro de leite. E deixe um pouco menos de tempo fermentando. Deve resolver seu problema.

  4. Railenne Oliveira 24 de julho de 2016 at 8:37 pm #

    Tenho kefir de água
    Quem tiver interesse pode me procurar pelo email: railenne.taio@yahoo.com.br

    • Tania Carraro Rad Marius 28 de novembro de 2016 at 4:49 pm #

      ola boa noite…..como faço para receber esta doaçao pedra de guaratiba rio de janeiro

    • Maristela 27 de fevereiro de 2017 at 8:01 am #

      Oi eu queria muito, mais nao o mesmo do leite? Nao e so colocar leite?

    • Margara 29 de abril de 2017 at 11:55 am #

      Olá eu tenho kefir de água e de leite para doar. Entre em contato por email. Margara. Professora@ Gmail. Com

      • Sandra Aparecida Assoni 23 de maio de 2017 at 12:20 pm #

        Oi eu queria o de leite de onde vc é?

  5. Marilia de souza 17 de julho de 2016 at 6:40 pm #

    Olá Daniela, viajei e esqueci o kefir em casa, agora já tem uns 15 dias que ele está no leite =I
    Tem problema lavar com agua filtrada e começar novamente?
    O grãos estão normais.

    • Daniela Prytoluk 22 de julho de 2016 at 10:20 am #

      Oi Marília, desculpa pela demora….

      Não tem problema não, lave eles e recomece. Pessoalmente, eu descartaria a primeira produção, mas depois consumiria normalmente.

      Abraço,
      Daniela Prytoluk

  6. Bruna 23 de maio de 2016 at 12:19 am #

    Olá, não sei fazer a medida certa para doação e quanto leite falar para o doador colocar… eu gostaria de doar para as minhas amigas o kefir ainda no leite , como se fossem os meus sem coar, entende? (sem precisar virar grãos secos). help!!!

    • Daniela Prytoluk 23 de maio de 2016 at 2:45 pm #

      Bruna, doe uma colher de sobremesa de kefir ativo, com leite suficiente apenas para cobrir os grãos. Peça para a pessoa começar com um copo de leite, e ir aumentando conforme os grãos forem se multiplicando.

  7. Ana 17 de maio de 2016 at 5:35 pm #

    Queria saber se posso tomar em jejum. Quantos copos por dia e o melhor horário, obrigada,

    • Daniela Prytoluk 17 de maio de 2016 at 6:21 pm #

      Sim, Ana, pode tomar em jejum. Um copo está mais do quem bom. Não recomendaria mais que dois copos por dia, pois uma alimentação saudável também significa variedade, e mais que dois copos por dia comprometeria a ingestão de outros alimentos.

      Abraços,
      Daniela Prytoluk

  8. Ana PAula 12 de abril de 2016 at 3:23 pm #

    oi Amelia posso usar o Leite Natural das vacas aqui do sitio ou tenho que usar o Leite de Caixinha, uma colega disse q tenho q usar só o de caixinha, e se puder com processo q tenho,recebi o meu ontem e tó colocando de caixinha……

    • Daniela Prytoluk 12 de abril de 2016 at 4:02 pm #

      Paula, não vejo por que não deveria usar leite natural das suas vacas! Eu não uso leite de caixinha, uso leite A, aquele que vende em garrafas e fica na geladeira. Pode ser que os grão fermentem mais rápido, já que a composição do leite é diferente, mas não acredito que vá prejudicar a colônia. Por via das dúvidas, comece colocando metade da quantidade dos grãos que você tem no leite das suas vacas, para ver como os grãos vão se comportar. Mas olha, jamais trocaria o leite natural pelo de caixinha, não tem nem comparação!

      Abraços,
      Daniela

  9. ivone 31 de março de 2016 at 2:04 pm #

    Olá,
    que é intolorante à lactose, pode fazrer o kefir com leite vegetal, ou seja, leite de coxo, leite de arroz, de aveia, etc.

    Obrigada.

    • Daniela Prytoluk 31 de março de 2016 at 11:18 pm #

      Ivone,

      Você pode fazer com leite vegetal, mas pelo que eu li (pois não tenho experiência em leite vegetal com kefir), os grãos não multiplicam como no leite animal, já que os grãoszinhos se alimentam justamente da lactose presente no leite. Uma opção para você é o tibiro, ou o kefir de água.

      Abraço,
      Daniela

  10. diogo 29 de março de 2016 at 12:40 am #

    Realmente kefir e muito gostei muito da matéria , gostei como vc arruma o kefir , o meu eu so colocava uma tampa entre aberta agora vou fazer assim brigado , tenho para doar o https://www.youtube.com/watch?v=kzcFb8prdVk&feature=youtu.be

  11. Rogerio 27 de março de 2016 at 11:17 am #

    Faço doação de kefir de leite em Belo Horizonte. Tem que vim buscar. e-mail: venturarogerio@bol.com.br

  12. Angela 1 de março de 2016 at 10:49 pm #

    Amei sua matéria sobre o kifir.
    A uns anos atrás, conheci uma pessoa que tinha, mais eu nem imagina, os benefícios e nem que o nome fosse assim.
    Vou tentar ver se consigo ganhar o kife.
    Depois que li sua matéria sobre ele, estou completamente apaixonada
    Rsrs…
    Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos sobre o kifir!

    • Daniela Prytoluk 2 de março de 2016 at 1:49 am #

      Obrigada pelo comentário Angela! Além desta matéria, temos muitas receitas que levam kefir, assim você pode aproveitar ao máximo seus (futuros) grão.

      Abraço,
      Daniela

  13. Probioticos Brasil 18 de janeiro de 2016 at 1:06 pm #

    Pessoal,

    Visitem nosso site, temos doadores por todo o Brasil. Será um prazer auxiliá-los! http://probioticosbrasil.wix.com/probioticosbrasil

  14. Carla 22 de dezembro de 2015 at 11:01 am #

    Olá Dani,

    dei uma congelada nos meus grãos, pois estava ficando meio complicado. Eles estavam crescendo, mas, não estava legal o gosto, achei muito azedo. Fora que lá em casa somente eu consumo, meu marido e minha filha não apreciaram o gosto. Ou seja, estava sobrando um monte e estragando.
    A pergunta é: no kefir de leite eu posso colocar açúcar durante a fermentação ou só depois mesmo?

    • Carla 22 de dezembro de 2015 at 12:13 pm #

      O que estava estragando era o iogurte, os grãos estão lindos, belos e congelados, rsrsrsrs…

    • Daniela Prytoluk 2 de janeiro de 2016 at 4:43 pm #

      Oi Carla,

      O melhor é colocar o açúcar após a fermentação… Você falou que seu marido e filha não gostam de kefir, mas já experimentou usar no preparo de receitas? Aqui mesmo no blog tem várias receitas com kefir, como pães, bolos e sobremesas.

      Beijos,
      Daniela

      • Carla 1 de fevereiro de 2016 at 3:39 pm #

        Oi Adriana,

        vou tentar as receitas aos poucos, vai que eles curtem… 😉

      • Aline Garcia 11 de março de 2016 at 3:16 pm #

        Oi Daniela eu comprei meu kefir de leite em um site..ele vem com algumas explicações,mas ainda tenho dúvidas…o meu veio desidratado pelo correio… Tenho que fazer 6 trocas de leite…a cada 24 horas faço a troca…só depois das 6 trocas ou seja na sétima é que o kefir estará pronto pra o consumo…segundo eles essas 6 trocas tenho que jogar fora…aí entrei aqui li o seu texto e gostaria de saber de vc,tenho mesmo que jogar fora essas 6 trocas?não posso consumi las? Fazer algo pra aproveitar? Por favor peço que me ajude,me oriente por favor…hj é 11/03 e acabei de fz a segunda troca de leite…e estou aqui olhando pro primeiro,com muita dó de joga lo fora..rsrsr…tá com sabor de coalhada,porém bem ralo…e com alguns coalhozinho…

        • Daniela Prytoluk 15 de março de 2016 at 2:15 pm #

          Aline,

          Eu jogaria fora o primeiro leite, pois o kefir foi manipulado e tal, mas a partir da segunda eu já usaria em preparos como bolos ou pães, substituindo o leite. Ele ainda não está fermentando bem, mas já é um iogurte probiótico.

          Abraço,
          Daniela

  15. Ruth Borges 14 de novembro de 2015 at 4:46 pm #

    Boa tarde Daniela, falei com você ontem sobre meu kefir, e agradeço desde já a sua atenção. outro problema, porque o filtrado nao fica com liga. igual tenho visto pessoas postarem, o que fica na peneira tem um amontoado de grumos finos, nao fica como a couve flor. Será que morreram.
    Estou preocupada, porque nunca tinha manuseado com este tipode amostra.Será que fiz algo errado. hoje na cidade estamos com 34 graus.
    At

    Ruth

    • Daniela Prytoluk 15 de novembro de 2015 at 10:33 pm #

      Ruth,

      Eu avalio o meu kefir pela qualidade do produto fermentado, não tanto pelo aspecto dos grãos, que pode variar bastante…

      Mande umas fotos para meu email, talvez eu consiga ter uma noção: contato@ameliacomvaidade.com

      Abraço,
      Daniela

  16. sandra 9 de novembro de 2015 at 10:21 pm #

    Gostei!!! Achei suas informações muito úteis. Ajudou muito mesmo!

  17. Viviane 14 de setembro de 2015 at 11:11 am #

    Gostaria muito de ter kefir de leite! Como conseguir?

    • Luciene 5 de novembro de 2015 at 6:33 am #

      Tem um grupo no Facebook chamado kefir♡amogos do kefir♡ com uma lista de doadores de várias cidades e estados do Brasil. Dá uma olhada lá. Além da lista tem dicas e informações sobre o assunto.

  18. alzira vieira de albuquerque 13 de setembro de 2015 at 10:51 pm #

    olá daniela, gostaria de receber os graos de kefir!! sou do rio de janeiro como fazer? esses grãos são vendidos ou doados? gostaria de saber? obrigada!!

  19. Brenda 3 de setembro de 2015 at 10:22 am #

    Olá! Muito bom o post!

    Uma dúvida: vi que havia 3 desses bichinhos/mosquitinhos de fruta dentro da jarra do meu kefir. Como sei se eles colocaram ovos? Acontece algo com o Kefir caso isso ocorra?

    Obrigada!

    • Daniela Prytoluk 5 de setembro de 2015 at 12:43 am #

      Brenda,

      Você deve observar os eu kefir, nunca passei pela situação, acho que devem sair mesquinhas do kefir.

      Abraço,
      Daniela

  20. Luciene Brandão 2 de setembro de 2015 at 10:07 am #

    Olá, me responde uma pergunta por favor?
    Me disseram que se eu congelar o kefir, ele morre, isso é verdade?

  21. Verônica 9 de agosto de 2015 at 12:54 am #

    Meus Kefir, tanto o de água quanto o de leite, não crescem. Por que será? o que posso fazer?

    • Daniela Prytoluk 10 de agosto de 2015 at 6:42 pm #

      Verônica, Várias coisas podem estar acontecendo, mas geralmente isto acontece por falta de açúcar, seja na água (como açúcar mascavo, frutas secas) ou no leite (lactose) e temperatura ambiente, em dias mais frios eles crescem menos… No kefir de água, pode ser o tipo de a açúcar, açúcar mascavo geralmente tem menor durabilidade. E no caso do kefor de leite, sugiro acrescentar 1 colher de sopa de leite em pó no leite levemente aquecido, não quente, para não matar os grãos, só para que o leite não fique gelado. E colocar em um local quente, como em cima da geladeira (se a geladeira for antiga).

      Também sugiro, caso você tenha conta no facebook, procurar os grupos sobre kefir, pois lá outras pessoas podem ter outras dicas para te ajudar, principalmente com o kefir de água.

      Volte para contar se funcionou,
      Abraço, Daniela

  22. Anna Cristina 2 de agosto de 2015 at 10:31 pm #

    Oi Daniela amei toda a explicação pois acabei de ganhar meus Kefir ja estou animada não sabia nem o nome mas ja tive a muitos anos atrás mas enjuamos e não sabia que podia fazer requeijão e poderia botar pra dormi e a dica de receitas hum vou tratalos com muito zelo obrigado vou passar sua informação para minha doadora bjks

  23. Gabriela 29 de julho de 2015 at 11:54 am #

    Olá! Adorei o seu blog! Parabéns!
    Vc pode me dizer se as propriedades do kefir se perdem em preparaçoes cozidas?

    • Daniela Prytoluk 31 de julho de 2015 at 1:06 am #

      Gabriela,

      Sempre há perdas de nutrientes quando aquecemos os alimentos, e com o kefir há perda de propriedades. Muitas pessoas acham que não se deve de forma alguma aquecer o kefir ou usar em receitas, mas eu, pessoalmente, uso em preparações cozidas e assadas, pois nem sempre consigo consumir in natura. E mesmo assim acho que é muito mais saudável preparar receitas com kefir do que com leite ou iogurte industrializado.

      Abraço,
      Daniela

  24. VALDETE VERISSIMO GONÇALVES 26 de julho de 2015 at 10:10 pm #

    Gostaria de saber se posso bater o kefir com couve, ou outras hortaliças e alimentos pois tenho o hábito de beber todos os dias em jejum : couve batido com leite , hortelã e beterraba. Valdete Veríssimo

    • Daniela Prytoluk 31 de julho de 2015 at 12:54 am #

      Valdete,

      Você pode consumir seu kefir da forma que achar melhor, não vejo impedimento, apenas não sei como será o sabor.

      Mas fazendo uma análise nutricional, não acho que seja o melhor misturar couve e beterraba com leite (ou kefir ou qualquer outro iogurte ou derivado de leite), pois esses alimentos são ricos em ferro e o ideal é que sejam consumidos em refeições sem leite, pois o cálcio do leite atrapalha a absorção de ferro. Eu sugeriria trocar por suco de laranja ou goiaba, que é rico em vitamina C.

      Abraço,
      Daniela

  25. ozelir morgana 20 de julho de 2015 at 1:16 pm #

    Olá Dani estou atras de doação deste produto já faz um bom tempo, mas moro em Blumenau Santa Catarina, você poderia me ajudar a encontrar quem possa me doar o kefir do leite?

    Urgente!!!

    Fico no aguardo.

    Obrigada!

    • Daniela Prytoluk 20 de julho de 2015 at 11:02 pm #

      Ozelir, você já tentou nos grupos de doação do facebook? Ou pelo blog kefiralimentoprobiótico.blogspot.com?

      Eu não conheço ninguém que tenha kefir na sua região… Entre em contato comigo pelo email contato@ameliacomvaidade.com que posso enviar os links dos grupos de doação que eu conheço no facebook.

      Abraço,
      Daniela

  26. fraldasbabycare 12 de julho de 2015 at 6:05 pm #

    ola ja cultivei kefir uma vez, e pretendo iniciar o cultivo novamente! gostaria de algumas informaçoes pois já lê em varios blogs mais ninguem menciona nada sobre caso alguem tenha essa informação me fale se é correto adotar o procedimento:

    kefir cultivado em agua

    pode-se utilizar somente mel ao inves de açucar mascavo?

    posso utilizar cha verde feito com agua mineral em baixa temperatura?

    obrigado

    rodrigo cruzati

    • Daniela Prytoluk 14 de julho de 2015 at 2:19 am #

      Olá Rodrigo,

      O kefir não deve ser fermentado em mel, pois as propriedades antibactericidas e antifúngicas do mel podem prejudicar o crescimento dos grãos de kefir.

      Pessoalmente, não vejo por que não poderia usar o chá verde, mas como não conheço nenhum relato deste tipo, minha sugestão é fazer o teste após já ter grãos exdentes de kefir, caso a experiência seja mal sucedida.

      Até mais,
      Daniela

  27. Andreia 9 de julho de 2015 at 1:51 pm #

    Por favor, como faço para adquirir o kefir?

    • Daniela Prytoluk 11 de julho de 2015 at 10:59 pm #

      Andreia, no texto está indicado o site http://www.keforalimentoprobiotico.blogspot.com, mas há também alguns grupos no facebook para a doação de kefir. Também há algumas pessoas que vendem o kefir em alguns sites, como o mercado livre, mas pessoalmente, nunca conheci ninguém que tenha comprado ou vendido o kefir.
      Abraços,
      Daniela

      • Cristina 7 de agosto de 2015 at 11:25 pm #

        Sou de Bauru/SP
        TENHO TANTO O KEFIR DE AGUA QUANTO O DE LEITE PRA DOAR…
        Se vc souber quem precise é só me contatar pelo Whatsapp 14 997140544 (Cris)
        Obs: Nao tenho FACEBOOK
        Vou tambem postar no blog que vc sugeriu acima pra doacao pq foi assim que consegui o meu tambem e sou muito grata.
        Espero poder ajudar
        Um abraço.

        • Aline C. Almeida do Nascimento 19 de outubro de 2015 at 3:11 pm #

          Ola quero muito o kefir de leite para começar a dar para o meu filho, moro em campinas sp, minha mãe já teve agora sou casada e queria nunca mais achei ninguém que tivesse e quando eu tive foi uma amiga que tinha me doado…vc poderia me enviar…

          • Daniela Prytoluk 23 de outubro de 2015 at 12:33 am #

            Aline,

            Eu não consigo enviar neste momento, pois estou sem grãos para doar, além de morar em São Paulo. Procure os sites indicados no artigo, ou os grupos no facebook.

            Abraço,
            Daniela

        • maria elisabeth paula 2 de setembro de 2016 at 10:25 am #

          Gostaria muito de adquirir o kefir de agua, moro em iraí no rs e não conheço ninguém que possua a semente para doar sei que estou distante de você e acho que será impossível a remessa. Vou continuar a procura. Um abraço.

  28. Eleni 26 de junho de 2015 at 3:17 pm #

    Dani, sua filha melhorou da APLV? O Kefir pode ser feito com leite de côco tb. Abs

    • Daniela Prytoluk 27 de junho de 2015 at 12:23 am #

      Eleni,

      Minha filha não apresentou mais sintomas de APLV após completar 1 ano, já está com 3 anos e meio e não tem nenhum tipo de alergia recorrente. Para não dizer que não tem absolutamente nada, em dias frios fica com um pouco de coriza… sobre o kefir: O kefir pode ser feito com leite de coco e outros leites vegetais, mais pelo que li, normalmente os grãos não crescem como cresceriam se estivessem no leite. Eu nunca cultivei em leite vegetal, pois já iniciei o cultivo de kefir quando a Natália não tinha mais sintomas.

      Abraços,
      Daniela

  29. sarah sousa 2 de junho de 2015 at 12:32 am #

    como faço pra conserguir? por favor

  30. sarah sousa 2 de junho de 2015 at 12:30 am #

    como faço pra conserguir? por favor

  31. joao 5 de maio de 2015 at 6:29 pm #

    ola, gostei muito do blog, tenho uma duvida, por quanto tempo podemos guardar na geladeira o iogurte ja coado, que esteja pronto para consumir, eu faço sempre com letie de caixinha, será que tera a mesma validade?

    • DaniAdmin 6 de maio de 2015 at 3:44 am #

      Oi João.

      Olha, não tem uma validade específica, já que é um produto caseiro. Pela minha experiência, o sabor e textura se mantém inalteradas por uns 3 a 5 dias. Depois disso ele já fica mais ácido, mas não que vá fazer mal ou estar estragado. O que eu sempre fiz foi usar esse iogurte "mais velho" em preparações, como bolos, tortas, recheios, pães, etc, e não para consumo como iogurte.

      Feito com leite de caixinha eu acredito que até dure mais que com leite A, que é só pasteurizado, pelo processo de produção. Não acho que isso faça grande diferença. Não encane com isso…

  32. Anônimo 28 de março de 2015 at 6:22 am #

    Pessoal, meu nome é Vanessa, ganhei kefir, mas estou lendo sobre o assunto e estou achando estranho pois o que ganhei nao sao bolinhas.. graozinhos como vejo nas fotos… a pessoa me deu no leite ja.. e parecem pedacinhos de queijo.. e nao sao redondinhos… sei q pode ser pouca informação. . Mas será que aquilo é kefir mesmo?…

  33. Fernando Carreiro 27 de março de 2015 at 1:23 pm #

    Onde consigo? Quero muito.

  34. Ana Júlia Oliveira 19 de março de 2015 at 8:21 pm #

    Olá, como eu adquiro o kefir? Gostei muito do post.

    • Cristina 7 de agosto de 2015 at 11:17 pm #

      Sou de Bauru/SP
      TENHO TANTO O KEFIR DE AGUA QUANTO O DE LEITE PRA DOAR…
      Se vc for daqui só me contatar pelo Whatsapp 14 997140544 (Cris)
      Obs: Nao tenho FACEBOOK
      Espero poder ajudar

  35. Masa Gonçalves 30 de janeiro de 2015 at 2:47 am #

    pessoal eu cultivo meu Kefir em leite em pó Molico,sou diabetica

    • Karla Rocha 15 de fevereiro de 2016 at 9:27 pm #

      Que bom1 Eu também usei leite molico e espero que ele cresça bem! Está bem quente, então eu coloquei meio litro de leite para eles!

  36. surf coco 12 de janeiro de 2015 at 2:54 pm #

    sou do rio de janeiro, quebrei a fibula surfando e descobri q kafir eh muito bom para osso, preciso urgente de graos para acelerar processo de regeneraçao ossea pois estou com uma viagem marcada. Ja tentei o blog mais quando enviei o email recebi um email automatico de resposta dizendo que as doaçoes estao suspensas provavelmente ate carnaval…se alguem tiver como me doar graos vou deixar meu email para contato gui_gursel@hotmail.com

  37. LIAMAR SANT'ANA 12 de janeiro de 2015 at 2:43 pm #

    por favor, omeu Kefir não está separando mais o soro, será que está estragado… fica como um pudim bem consistente.

  38. Marisa campos vieira 8 de setembro de 2014 at 12:16 am #

    nao consigo doação alguem pode me doar moro na freguesia o obrigada vou buscar noi local mariza

    • Zilda Sandes 13 de setembro de 2015 at 9:40 pm #

      Marisa campos vieira , vc ja conseguiu o kefir ??? eu tenho para doação e moro próximo a Freg. do Ó.

  39. Giselle Arruda 22 de julho de 2014 at 4:43 pm #

    Há muito já tinha ouvido falar sobre essa colônia mas não com nome de Kefir. Já solicitei a doação no blog que vc indicou. Adorei seu post! Me permite republicar em meu Blog.
    http://belezaover.com/ ficaria muito feliz em compartilhar. Abçs. Gi.

  40. Anônimo 30 de maio de 2014 at 1:17 am #

    boa noite!!!
    estou desesperada,,,,rs fui coar meu kefir e acabei jogando ele fora sem querer!!!
    queria saber se tem como "fazer" outros grãos a partir do kefir q foi coado, a parte liquida?
    já mandei um email p ver se consigo q alguem me doe novos grãos…
    aguardo seu retorno
    obrigada
    Erica

    • DaniAdmin 30 de maio de 2014 at 5:09 am #

      Oi Erica,

      Infelizmente não tem o que fazer, você precisa receber uma nova doação. E assim que você estiver com novos grãos, eu recomendo que congele em torno de uma colher de sopa caso ocorra qualquer imprevisto.

      Um abraço e Boa sorte,
      Daniela

  41. Anônimo 2 de abril de 2014 at 4:35 pm #

    Boa tarde

    Gostaria de informações de como consigo o Kefir. Moro em Caxias do Sul/RS e para todos que pergunto, ninguém conhece ou não tem!!!
    Meu contato é: snichele@caxias.rs.gov.br

  42. Marisa 19 de março de 2014 at 4:11 pm #

    Oi, Daniela. Muitíssimo obrigada pelas informações. Achei seu blog enquanto procurava receitas com Kefir.
    Eu só tenho o Kefir de água. Posso fazer as receitas com a substituição ou só podem ser feitas com o kefir de leite?
    Obrigada e parabéns pelo blog.

  43. Flávia Fernanda Rodrigues 21 de fevereiro de 2014 at 12:16 am #

    Olá Amélia… 🙂 Tudo bem?!! Gostaria de esclarecer uma dúvida… Ganhei uma muda do Kefir nessa última terça feira (18/Fev) e já estou amando!! Mas hj qdo fui coar (usei um voil) o soro ficou totalmente separado…. aí fiquei na dúvida se misturava a outra parte que acabei coando em outro recipiente de vidro, ou não misturava… e se não misturar o que acontece?!! (parece que estou com um bebê aqui em casa heheheh, cheia de dúvidas e medos!!!) agradeço desde já!!! E amanhã irei fazer a sua receita de torta salgada!!! Abç

    • DaniAdmin 21 de fevereiro de 2014 at 12:35 am #

      Olá Flávia!

      O soro ficou separado somente após o kefir ter sido coado ou já tinha separado antes, durante a fermentação? Em dias mais quentes é normal que separe ainda na fermentação. O que pode ter acontecido é o tecido ter a trama muito fechada, o que fez com que você fizesse o processo de separa o soro, como fazemos para obter o cream cheese. Sugiro que você use uma peneira normal, de plástico, dessas bem comuns e baratas. Ah, e pode misturar, eu misturo e não acho que altere o resultado final, principalmente se você vai utilizar em receitas.

      Um abraço,
      Daniela

  44. Emilemoveisonline 5 de fevereiro de 2014 at 4:53 pm #

    Olá, onde consigo uma muda, não conheço ninguém que tenha e quero muito, alguém pode me ajudar??? Bjs

  45. Lucia Azevedo 4 de fevereiro de 2014 at 9:54 pm #

    Oi menina sou do RJ e não consegui ninguém da lista de doadores que respondecem meus emails… e gostaria muito de adquirir… alguém pode me ajudar???luciamariaazevedo@ig.com.br desde já agraço…

  46. Patrícia 27 de novembro de 2013 at 12:24 am #

    Monica, caso ainda não tenha conseguido a doação, posso doar pra vc!

  47. Mônica Freitas Cruz 17 de outubro de 2013 at 11:04 pm #

    Olá prezados
    Estava lendo o blog e gostaria de obter a doação de kefir, alguém que mora no RIO de janeiro, próximo a Jacarépagua que possa doar? Vi os benefícios que traz para a saúde e gostaria de obter.
    Att,
    Monica

    • DaniAdmin 17 de outubro de 2013 at 11:19 pm #

      Olá Mônica,

      Sugiro que você procure um doador na lista do blog Kefir Alimento Probiótico, pelo link, já dos doadores do Rio de Janeiro: http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/2012/10/rio-de-janeiro.html

      Leia as instruções de como receber o contato para o doador escolhido, evie o email e entre em contato com o doador.

      Espero que você consiga uma doação o mais breve possível!

      Abraços,
      Dani

  48. Anônimo 3 de outubro de 2013 at 12:36 am #

    boa noite .por favor me responda , eu coloquei o kefir de agua no leite apos uns trezdias ele começou a virar iogurte muito gostoso . mais eu li que o kefir de aqua não é o mesmo de leite sera que não vai fazer o mesmo efeito .ppor enquanto ninguem morreu e to fazendo até queijo beijos me respondam meu nome é maria moro em santa catarina

    • DaniAdmin 17 de outubro de 2013 at 3:49 am #

      Olá Maria, desculpa pela demora na resposta.

      Assim, o kefir de água é (ou deveria ser) o mesmo que o de leite, ele apenas foi adaptado para fermentar outros tipos de açúcar que não a lactose, que é o açúcar do leite. Eu nunca cultivei kefir de água, mas pelo que eu li não há problema em fazer a troca de água para leite, ou vice-versa, só que a cultura demora mais para se adaptar à água do que ao leite. Se ele está fermentando, o resultado fica semelhante ao iogurte natural, acredito que esteja tudo correndo bem.

      Beijinhos,
      Dani

  49. Anônimo 22 de setembro de 2013 at 12:46 pm #

    bom dia querida Daniela , ganhei o kefir a alguns dia estou fazendo com leite e com agua ,e to gostando muito eu tenho pressão alta e a minha esta normal deste quando eu comecei a tomar hoje estou fazendo o queijo vamos ver se vai dar certo obrigado pelas explicações ta mim sendo muito util beijos

    • DaniAdmin 17 de outubro de 2013 at 3:50 am #

      Olá,

      Fico feliz que você já esteja tendo resultados com sua cultura de kefir, aqui também tive ótimos resultados.

      Boa sorte com as receitas, compartilhe conosco as novidades!

      Abraços,
      Dani

  50. dilma ferreira 30 de agosto de 2013 at 10:25 pm #

    VC DISSE SEMENTES DE KEFIR???? KEFIR NÃO É PRODUZIDO POR MEIO DO LEITE EM PÓ???

    • DaniAdmin 31 de agosto de 2013 at 1:41 am #

      Dilma,

      O Kefir não é produzido a partir do leite em pó ou qualquer outro tipo. As sementes são colocadas no leite para que o fermentem e também se multipliquem. Não há como ter kefir sem receber uma doação de alguém que já cultive.

      Abraços,
      Dani

  51. Daniela Andretto 2 de junho de 2013 at 12:20 am #

    Daniela Prytoluk, amei sua explicação, obrigada!! Ganhei de uma amiga muito querida, e vou cultivá-lo com todo meu amor!!! rsrs, beijos e depois que fizer algumas "experiências" com ele, venho aqui te contar!! bjs!

    • DaniAdmin 2 de junho de 2013 at 3:23 am #

      Me mantenha informada! Tenho certeza que você vai se apaixonar pelo kefir como eu me apaixonei!

      Beijos
      Dani

  52. Anônimo 1 de junho de 2013 at 2:48 pm #

    Oi Dani, bem legal teu post sobre kefir. É tão dificíl encontrar infos sobre isso em português! Só um detalhe em relação ao cultivo de kefir de água com mel: não é recomendado porque o mel tem propriedades antimicrobianas que podem diminuir o crescimento ou enfraquecer a colônia. Eu normalmente uso açúcar demerara ou o cristal orgânico – mas isso vai do gosto de cada um – eu acho que o mascavo deixa um sabor muito forte. Ah, às vezes jogo umas passas de uva no vidro tb! Bjos, Angela Cagliari

    • DaniAdmin 2 de junho de 2013 at 3:22 am #

      Angela,

      Obrigada pelo esclarecimento, já corrigi no texto. Eu li em uma apostila que poderia ser feito com mel, nem lembrei das propriedades antibióticas dele. Como você falou, textos sobre o kefir não são muitos, e sobre o kefir de água então… Foi bem difícil escrever o texto, queria que ficasse simples e explicativo, mas são tantas informações que precisava colocar. Que bom que gostou! 🙂

      Beijos,
      Dani

    • Miuky 27 de dezembro de 2013 at 1:52 am #

      Dani,estou amando tuas postagens! Tenho os dois Kefires.Comecei a usar o de água em 05/10/13 e deixei de ser a "dona do trono" em casa e de ir para reidratação via soro.Faço tratamento de Artrite Reumatóide e sofria com alguns efeitos colaterais(vômitos e diarreia).Depois ganhei o de leite e já fiz pão,manjar e uso no pão e na bolacha salgada.Depois de coado,uso um coador de algodão para dessorar o iogurte do Kefir.Acrescento ervas finas e passo no pão. Delícia!

    • DaniAdmin 5 de janeiro de 2014 at 8:03 pm #

      Olá Miuky,

      Fico muito feliz em saber que as minhas postagens estão sendo proveitosas! Também gosto muito do kefir, acho que os benefícios são incríveis, jamais imaginava que algo tão simples pudesse fazer tanta diferença na minha qualidade de vida! Bom saber que não sou a única.

      Feliz 2014 para você!
      Abraços,
      Daniela

  53. Rosinha 27 de maio de 2013 at 10:04 pm #

    Nossa Daniela…muito legal e informativo. Olha o que vc me fez descobrir com suas informacoes…dias atras fiz 2 daqueles paes que sempre faco e que por serem integrais e com muito graos fermentam muito bem e rapido… reparei que antes de assar, na bacia da massa uns mosquitinhos de frutas estavam xeretando la, alias eram muitos!!! Nunca tinha acontecido antes…nao liguei,moldei e assei os paes! Um deles nao cresceu, ficou estranho, textura estranha e gosto tambem…agora vc me deu a RESPOSTA!!! Foi isso os malditinhos foram la, botaram ovos na minha massa e interromperam o processo de fermentacao!!! Pode? Obrigado…nada como ter acesso a informacao…adorei tudo sobre o kefir, vou tentar cultivar ( sem deixar mosquitinhos de fruta chegar nele!!! rsrsrs)

    • DaniAdmin 27 de maio de 2013 at 11:01 pm #

      Rosinha, que coisa… Eu nunca tinha visto isso acontecer. Mas informação é tudo, é um tipo de liga pontos, uma coisa leva a outra… Sou doida para experimentar seus pães!!!

      Beijos
      Dani

    • DaniAdmin 27 de maio de 2013 at 11:02 pm #

      Quanto ao kefir, sou suspeita… Aqui é paixão! 😉

  54. Daniela Prytoluk 31 de julho de 2015 at 1:07 am #

    <3

  55. Beatris 26 de janeiro de 2017 at 8:44 pm #

    O leite de caixinha de vaca ou de vaca natural precisa ferver antes de fazer o Kefir.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Blog: Muffins de Mirtilos e Limão | Amélia com Vaidade - 25 de outubro de 2015

    […] de algum tempo de pausa, voltei a cultivar meu kefir de leite (quer saber mais sobre kefir, aqui uma postagem  completa). Como resultado, tenho diariamente iogurte fresco em casa, mas o pessoal aqui de casa […]

  2. Micro-organismos na Produção de Alimentos | Amélia com Vaidade - 1 de outubro de 2015

    […] leite azedo (buttermilk), o leite búlgaro, o kefir (quer saber mais sobre o kefir, texto completo aqui) e o vilia finlandês. As bactérias lácticas, como a Lactococcus lactis são utilizadas na […]

  3. Torta Salgada de Iogurte ou Kefir | Amélia com Vaidade - 27 de setembro de 2015

    […] 4 Comments Estou sempre procurando novas receitas para fazer com o kefir (saiba mais sobre ele aqui), mas são poucas as receitas salgadas. Lembrei de uma receita de massa para tortas preparada […]

  4. Cream cheese de Kefir | Amélia com Vaidade - 27 de setembro de 2015

    […] de 2013 | in Dicas, Kefir, Receitas By Daniela Prytoluk | 8 Comments Na postagem “o kefir de cada dia”  falo que uma das utilizações que mais gosto do kefir é preparar o cream cheese caseiro. […]

  5. ray ban glasses sale - 17 de setembro de 2015

    ray ban glasses sale

    Hello, I enjoy reading all of your article. I like to write a little comment to support you.

  6. Kefir: conheça e faça você mesmo | Comendo com os Olhos - 29 de julho de 2015

    […] Parece complicado e trabalhoso mas o processo em si é muito divertido de fazer. Entrar em contato com a comida nesse sentido, é incrível! Você está literalmente fazendo o seu próprio probiótico, e o melhor, tendo certeza daquilo que será ingerido. Sem conservantes, corantes e adoçantes <3 | via Amelia com Vaidade […]

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: