Risotto de Abóbora Italiana

Risotto de Abóbora Italiana

O Sr. Meu Marido adora risotto e foi uma grande felicidade quando aprendi a fazer o verdadeiro risotto italiano. E hoje ele temm uma mini companheira que herdou a paixão por risotto. É sucesso garantido em datas especiais e em jantares românticos, o preparo é simples e relativamente rápido, só é preciso ter cuidado com as etapas. Pode ser preparado em quantidades maiores e com um dia de antecedência, mas preparado na hora é imbatível. 
E depois de dominar a técnica, as variações são infinitas: linguiça, cogumelos, queijos, açafrão, abóbora, berinjela e tomate, camarão, bacalhau, bacon e ervilhas… ufa, a lista é longa! Pode ser uma preparação tradicional ou vegetariana, sendo uma ótima pedida para quem faz dieta com restrição de leite e soja. O importante é saber a medida: entre 80 e 100g de arroz para risotto (arbório ou carnaroli).

Risotto de Abóbora Italiana
Rendimento: 4 porções

Risotto de Abóbora Italiana acompanhado de filé mignon lardeado com bacon

Ingredientes
Azeite
cebola picada
3 dentes de alho picados
um choro generoso de vinho branco
caldo de frango ou de legumes mantidos em fogo bem baixo
2/3 abóbora italiana (ou abobrinha) em cubos pequenos
400g arroz arbório ou carnaroli
1/3 abóbora italiana em 1/4 de rodelas, para finalizar
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de queijo parmesão ralado

Preparo
Pegue 1/3 da abobrinha para a finalização e grelhe em uma frigideira quente com um pouco de azeite. Reserve.
Doure no azeite a cebola e o alho. Misture o arroz, mexendo, e quando estiver bem quente adicione o vinho branco, que deve evaporar. Acrescente as abobrinhas em cubos e misture bem, e aos poucos, uma concha por vez, vá colocando o caldo de frango (ou legumes) quente. Não coloque muito caldo de uma vez, vá mexendo e repondo conforme for evaporando. Se o caldo terminar antes do risotto estar pronto, acrescendo água quente.

Continue MEXENDO SEMPRE para que libere o amido de dentro dos grãos e seu risotto fique cremoso, os grãos devem ficar quase no ponto (ainda tem que estar “al dente”). 

Dica 1: é importante ler a embalagem do arroz que estiver utilizando para ter uma orientação do tempo de preparo, começando a contar assim que adiciona o caldo. Alguns vem como 11 minutos, outros 15 ou 16 minutos, é importante conferir antes de começar a contar o tempo. 


Desligue o fogo, acrescente as abobrinhas grelhadas reservadas, a manteiga e o queijo parmesão e misture bem. Deixe descansar por 5 minutos com a panela tampada e sirva imediatamente. A textura final é cremosa, não é sopa que escorre nem é grude que dê para enformar e fazer um círculo perfeito. 

Dica 2: para uma receita vegetariana ou sem leite e derivados, substitua a manteiga e o queijo parmesão por creme vegetal ou azeite.

Dica 3: risotto não fica gostoso no dia seguinte. A melhor forma de apreciar as sobras (quando sobra) é fazendo bolinhos, os também clássicos arancinis. Nunca consegui tirar fotos dos arancinis por que eles somem do prato!

  
Image and video hosting by TinyPic

Print Friendly, PDF & Email

Comente via Facebook

comentário(s)

, , , , , , , , , ,

Comments are closed.
%d blogueiros gostam disto: