Enroladinho de Calabresa e Enroladinho de Queijo

Enroladinho de Calabresa e Enroladinho de Queijo

Estava pesquisando gostosuras para a festa de aniversário da minha pequena, quando encontrei uma receita bem bacana de Enroladinho de Calabresa no blog A Vida Francesa (veja receita original dos rolinhos de massa folhada e linguiça aqui) que parecia espetacular. Fiz algumas adaptações para o meu bolso paladar brasileiro e foi um verdadeiro sucesso! Aproveitei e fiz uma versão somente com queijo, que ficou muito boa, mas o Enroladinho de Calabresa ficou mais gostoso. Sobraram 2 (dois!). 

Enroladinho de Calabresa
Rendimento: em torno de 50 unidades

Enroladinho de Calabresa

Ingredientes
2 pacotes de massa folhada laminada
2 linguiças calabresa processadas ou esmigalhadas
100g de queijo emmental ou gouda ralado (queijo macio) 
4 colheres de sopa de mostarda de boa qualidade 
Para pincelar: 1 ovo + 1 colher de chá de manteiga

Preparo
Abra a massa folhada e divida na metade (se usar massa folhada redonda não é necessário). Espalhe em cada parte 1 colher de sopa de mostarda, formando uma fina camada, distribua a calabresa e o queijo, deixando 1cm em um dos lados para fechar o rolo.

Enroladinhos de Calabresa – veja a borda para o fechamento do rolo

Enrole a massa novamente e embale com filme plástico, retornando a geladeira por pelo menos 1 hora, para que endureça e fique mais fácil de cortar. Desembale o rolo e corte em fatias de 1,5 cm (1 dedo) de espessura. Distribua em uma assadeira com papel manteiga com a espiral para cima (veja nas fotos o que acontece quando se coloca em pé, lá no final da postagem…), pincele com 1 ovo batido com 1 colher de chá de manteiga derretida e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por mais ou menos 30 minutos.Retire quando estiverem dourados.  

Enroladinhos de Calabresa prontos: crocantes e deliciosos!

     
Enroladinho de Três Queijos
Rendimento: em torno de 50 unidades

Enroladinho de Três Queijos

Ingredientes
2 pacotes de massa folhada laminada
200g de queijo muçarela ralado
70g de queijo parmesão ralado
150g de queijo prato ralado
200g (1 copo) de requeijão cremoso
Para pincelar: 1 ovo + 1 colher de chá de manteiga

Preparo
Abra a massa folhada e divida na metade (se usar massa folhada redonda não é necessário). Cubra com uma fina camada de requeijão e espalhe os queijos uniformemente, deixando 1cm em um dos lados para fechar o rolo.

Enroladinho de Três Queijos

Enrole a massa novamente e embale com filme plástico, retornando a geladeira por pelo menos 1 hora, para que endureça e fique mais fácil de cortar.

Desembale o rolo e corte em fatias de 1,5 cm (1 dedo) de espessura.

Distribua em uma assadeira com a espiral para cima (veja nas fotos o que acontece quando se coloca em pé…), pincele com 1 ovo batido com 1 colher de chá de manteiga derretida e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por mais ou menos 30 minutos.

Enroladinhos de Três Queijos: Prontos para saborear!
Como NÃO colocar na assadeira:
Por que o resultado será esse:

Dica: pode ser preparado na véspera e guardado na geladeira, um pouco antes dos convidados chegarem é só levar ao forno. 



Image and video hosting by TinyPic

Print Friendly, PDF & Email

Comente via Facebook

comentário(s)

, , , , , , , , , , ,

Comments are closed.
%d blogueiros gostam disto: