Sorvete de Morango Caseiro

Sorvete de Morango Caseiro

Verão e calor trazem um intensivo de sorvetes e picolés aqui em casa. Mas há algum tempo ando implicando com os sorvetes prontos, com corantes, conservantes e sei lá mais o que, mas confesso que estava com dificuldade em fazer um sorvete de massa cremoso e macio como os industrializados. Pesquisei diversas receitas e me encantei com o Sorvete de Morango Perfeito de blog Strawberry Crumble, mas confesso que fiquei com receio de não ficar tão macio quanto eu gostaria, principalmente por que não usaria sorveteira, faria na batedeira mesmo. Acrescentei emulsificante, que é vendido em lojas de artigos para confeitaria e panificação e é barato (entre R$ 3,00 e R$ 5,00 o pote pequeno, que rende muito), e ficou perfeito! Tem um pouquinho de química, mas ainda é melhor que os sorvetes industrializadosAmélia com Vaidade - Sorvete de Morango Natural 1

Sorvete de Morango de verdade
Rendimento: 2 litros de perdição

Ingredientes
500g de morangos maduros lavados e sem os cabinhos
3/4 de xícara de açúcar (usei demerara)
3/4 colher de sopa de suco de limão siciliano
1 pitada de sal
2 xícaras ou 500ml de creme de leite fresco

1 colher de chá de emulsificante

Preparo
Em uma tigela misture os morangos picados, o açúcar, o suco de limão e o sal e deixe descansar (pode ser fora da geladeira) por 15 minutos, mexendo de vez em quando. Amasse com um garfo. No liquidificador bata o creme de leite e metade da mistura de morangos. Em um pote com tampa misture o restante dos morangos com o auxílio de uma colher e leve ao freezer por 4 horas, para que fique bem firme, mas sem ficar duro.

Passado o tempo de descanso, retire do freezer e corte em cubos. Se tiver sorveteira, use conforme as instruções do fabricante. Se não, utilize a batedeira da seguinte forma: coloque na tigela de batedeira (que deve ter sido colocada com 30 minutos de antecedência no freezer para ficar bem gelada) e acrescente o emulsificante. Comece com a velocidade mais baixa e vá aumentando aos poucos. Quando chegar a velocidade máxima deixe bater por mais 10 minutos. Você verá que o sorvete dobrará de volume. Transfira para um pote grande, colocando um filme plástico se o sorvete não tocar a tampa. Leve novamente ao freezer por pelo menos 12 horas.

Dica 1: Sempre coloque um filme plástico junto com o sorvete, caso ele não toque a tampa, para que não haja formação de cristais de gelo.

Dica 2: Coloque a tigela da batedeira no freezer pelo menos 30 minutos, para que a mistura não derreta enquanto bate. Para quem for usar batedeira com tigela de plástico pode colocá-la dentro de outra tigela com gelo, para manter a temperatura. 

Aprovadíssimo pela degustadora mais sincera e exigente.

Aprovadíssimo pela degustadora mais sincera e exigente.


Antes de ir não esqueça de deixar seu joinha e compartilhar com seus amigos.

Também estamos no facebook (facebook.com/AmeliacomVaidade) e no Instagram (@blogameliacomvaidade), com informações diversas e tudo que acontece na cozinha do Amélia com Vaidade e as comilanças dessa que vos escreve.

 

Print Friendly

Comente via Facebook

comentário(s)

, , , , , , , , , , ,

No comments yet.

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: