Xarope caseiro de Guaco com Mel

Xarope caseiro de Guaco com Mel

Xarope de Guaco com Mel é fantástico para tratar tosse, gripes e resfriados. Totalmente natural, fácil de preparar e muito eficiente. E acredite: é gostoso!

Vida de mãe não é nada fácil. Vira e mexe as crianças ficam doentes e lá vamos nós, cheias de preocupação, procurar remédios e receitas que se não curem, pelo menos aliviem os desconfortos dos rebentos, e foi assim que surgiu em nossas vidas o Xarope Caseiro de Guaco com Mel. Desde que a Natália nasceu tenho procurado alternativas à alopatia, buscando na homeopatia, na natureza e na sabedoria popular soluções caseiras para os problemas do dia a dia. Tenho obtido resultados que me deixam cada vez mais confiante.Na última gripe familiar minha funcionária sugeriu que eu fizesse um chá de guaco para tentar aliviar a tosse da pequena, que estava deixando a menina sem fôlego. Lembrei que na minha infância tomei muito chá de guaco, uma planta medicinal nativa do Brasil cujas folhas são utilizadas no tratamento de doenças respiratórias. Pesquisei várias receitas, fiz uma miscelânea, e corri para a farmácia de manipulação. Lá a atendente ainda ofereceu alguns xaropes convencionais, um xarope homeopático, mas resolvi seguir com o Xarope Caseiro de Guaco com Mel, mesmo tendo custado mais caro que se tivesse optado por um xarope pronto. Mas entra nessa conta o mel de verdade, o própolis e o óleo essencial, que usarei para outros fins e em outros xaropes.

Xarope de Guaco com Mel 02 - Amélia com Vaidade - Foodblogger

Escolhi o Guaco pela capacidade de acalmar a tosse, além de ter sabor e aroma muito agradável, tornando o xarope ou mesmo o próprio chá de fácil aceitação pelas crianças. O Eucalipto, que incorporei nos últimos preparos, ajuda a secar a coriza e secreções em geral. Cuidado com a quantidade, ele tem sabor e aroma marcante, mais fácil de ser rejeitado, e não é legal para quem sofre com prisão de ventre. O alho é um excelente antibiótico e antifúngico. O cravo e a canela também são inibidores de microorganismos, atuando no nosso corpo e auxiliam na conservação do xarope (sim, é por isso que compotas e geleias usam essas especiarias). O gengibre é ótimo para dores de garganta, e soube recentemente que ele é super valorizado na Ayurveda, que é uma corrente médica indiano, antiquíssima. O melado auxilia no sabor doce, e é uma excelente fonte de ferro. As cascas de limão e laranja são anti-sépticas e antimicrobianas, sendo tradicionalmente usada nos tratamentos para a gripe.O mel é tradicionalmente usado em xaropes, misturado ao leite, foi uma escolha intuitiva. Mas foi através da pneumologista da minha bebê que soube que em comparativos de estudes recentes, ele foi indicado como o mais eficiente calmante para tosse, com maior eficácia que os xaropes alopáticos testados. Tanto que quando perguntei sobre alivio de tosse, xaropes e cia, ela recomendou que eu desse apenas uma colher de mel, que seria melhor que comprar um xarope qualquer. Claro que contei do meu xarope, e ok, carta branca. Não é sempre que consigo manter somente o xarope com a pequena, pois o caso dela é mais sério, mas ele ajuda nos sintomas. Com a mais velha, é mais tranquilo. E ela gosta do sabor, pede para tomar o xarope quando está com tosse… O própolis é um antibiótico natural, muito usado como spray para dores de garganta, por também possuir um efeito anestésico brando. O própolis vendido nas farmácias já vem diluído, com o nome de própolis aquoso. Para quem tem a possibilidade de comprar mel direto do produtor, é possível conseguir também o própolis original. Cuidado com o uso, algumas pessoas são alérgicas a própolis.

Se você não tiver todos os ingredientes, não deixe de preparar um xarope. Inclusive, se você só tiver o Guaco em casa, faça um chá, ele é ótimo para acalmar a tosse. 

Importante1: Não recomendado para crianças menores de 1 ano por conter mel.
Importante2: não deixe de consultar o médico se a tosse for persistente e se manter por mais que duas semanas!

Xarope Caseiro de Guaco com Mel

Rendimento: 1 vidro pequeno, com aproximadamente 300gXarope de Guaco com Mel 01 - Amélia com Vaidade - Foodblogger

Ingredientes

1 litro de água
1/4 xícara de folhas de guaco

2 grandes dentes de alho descascados e partidos em 4
casca de 1 laranja sem o branco
casca de 1 limão sem o branco
Pedaço Pequeno de gengibre de cerca de 1cm (para adultos pode ser um pedaço maior)
1 pau de canela

3 cravos da índia
2 colheres de sopa de melado de cana

200g de mel (usei mel de laranjeira)
20 gotas de óleo essencial de laranja doce

20 gotas de óleo essencial de eucalipto
30 gotas de extrato de própolis

Preparo

Xarope de Guaco com Mel 03 - Amélia com Vaidade - Foodblogger

Guaco, alho, gengibre, cravo, canela, melado, cascas de limão e laranja.

Em uma panela, coloque as folhas de guaco (também pode colocar um punhado de folhas de eucalipto), o alho, o gengibre, a canela, o cravo, o melado e as cascas de laranja e limão, acrescente 1L de água e deixe em fogo médio, com a panela tampada por aproximadamente 1 hora, para reduzir, até que reste aproximadamente 100ml de líquido.

Xarope de Guaco com Mel 04 - Amélia com Vaidade - Foodblogger

No caldeirão: todos os ingredientes + água

Coe e espere esfriar. Depois de frio, misture o mel (sempre o dobro da quantidade do chá), o óleo essencial de laranja doce e o própolis. Guarde preferencialmente em um frasco de vidro.

Dica: Para substituir o mel, faça um caramelo com 5 colheres de sopa de açúcar e misture ao chá já coado.

Ah, o primeiro xarope… Foto da original da postagem 🙂

Atualização setembro/2015: Fiz uma modificação no modo de preparo do chá, pois testei fazer de forma mais simplificada e funcionou da mesma forma. Aqui continuamos firmes e fortes nos remédios caseiros e homeopatia, e cada vez tenho mais retorno positivo de pessoas que experimentaram este xarope.


Antes de ir não esqueça de deixar seu joinha e compartilhar com seus amigos.

Também estamos no facebook (facebook.com/AmeliacomVaidade) e no Instagram (@blogameliacomvaidade), com informações diversas e tudo que acontece na cozinha do Amélia com Vaidade e as comilanças dessa que vos escreve.

Print Friendly

Comente via Facebook

comentário(s)

, , , , ,

2 Responses to Xarope caseiro de Guaco com Mel

  1. Daniela 4 de setembro de 2016 at 5:37 pm #

    Encantada com o seu trabalho! Parabéns. É inspirador!!!

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: