Chili com Carne - para tacos e burritos mexicanos

Chili com Carne – para tacos e burritos mexicanos

Na última postagem escrevi sobre o jantar mexicano e a passei a receita de Guacamole, um prato rápido e delicioso, mas uma refeição com temática mexicana que se preze precisa ter um bom Chili! O Chili é um cozido a base de feijões, e como toda comida mexicana, com muita pimenta.

Há diversas versões de Chili na internet e nos livros, e realmente é uma receita bem adaptável, mas procurei fazer o mais semelhante ao que se come nos Estados Unidos, já que nunca fomos ao México. O feijão tradicional para o Chili é o vermelho, mas não encontrei aqui e utilizei o mais parecido que temos, o carioquinha. Na minha receita eu não coloquei pimenta, pois haviam crianças muito pequenas, então preparei um molho picante a parte para que cada um colocasse a quentura ao seu gosto. A próxima postagem será com a receita do molho de pimentas.

O Chili é o recheio de tacos e burritos, e para um jantar mexicano básico você vai precisar:

  • Guacamole – veja receita aqui
  • Salgadinhos tipo nachos ou Doritos
  • Sour cream ou Iogurte Natural com algumas gotas de suco de limão
  • Alface
  • Tomates em rodelas
  • Queijo Cheddar ralado (ou muçarela)
  • Arroz branco
  • Tacos e Tortillas compradas prontas (entre 3 e 4 por pessoa)
  • Molho de pimenta(receita aqui)

Chili com Carne
Rendimento: alimenta um batalhão

Chilli com Carne e acompanhamentos:
tacos, sour cream e molho de pimenta

Ingredientes
2 1/2 xícaras de feijão carioca cru

500g de alcatra moída ou cortada em pedaços muito pequenos
4 tomates maduros picados
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 xícara de molho ou passata de tomate
um punhado de cheiro verde ou coentro picados
um choro de azeite
Sal, cominho, pimenta do reino e pimenta vermelha a gosto

Preparo
Com algumas horas de antecedência, deixe o feijão de molho em água. Retire a água do molho e leve-o para cozinhar em panela de pressão com água suficiente para cobrir os grãos por 17 minutos (a partir do momento que a panela começar a chiar). Desligue o fogo e espere sair a pressão antes de abrir a panela de pressão.

Em uma panela grande, refogue a cebola e o alho em óleo até dourarem. Acrescente a carne e sele bem. Misture o tomates, o molho de tomate e os feijões (sem o caldo do cozimento), coloque sal, pimentas e cominho e deixe cozinhar por pelo menos 30 minutos, em fogo baixo, para misturar os sabores, com a panela tampada. Se ficar muito aguado, deixe mais tempo no fogo. O chili deve ser pastoso, consistente, e os feijões praticamente somem na mistura. Verifique novamente os temperos e ajuste, se necessário, e por último, coloque o cheiro verde. Sirva quente. 

Dica: Incorpore o Chili no seu dia a dia, principalmente se você tem crianças, pois é prático e delicioso. Aqui foi um grande sucesso.

Print Friendly, PDF & Email

Comente via Facebook

comentário(s)

, , , , , , , , , , ,

Comments are closed.
%d blogueiros gostam disto: