Biscoito de Queijo com Gergelim

Biscoito de Queijo com Gergelim

Esta receita é antiga, vem da mesma revista pré-histórica Cláudia Cozinha das receitas do Cupcake Integral de Banana e do Bolo Fácil de Chocolate com kefir, ambas deliciosas. Esta receita de biscoitinhos de queijo são realmente diferente de todas que eu já tinha visto pois, de fato, leva muito queijo! Ela é prática, mas precisa ser preparada com antecedência para que a massa esteja gelada antes de ir ao forno. Aqui é item obrigatório no freezer e pode ser salvadora para aquelas visitas inesperadas, um presentinho feito em casa, como um snack para assistir um filminho, jogo de futebol, etc. E é uma ótima forma de inserir o gergelim na alimentação da família, um alimento super nutritivo e excelente para a memória.

Biscoitos de Queijo com Gergelim

Rendimento: em torno de 60 biscoitos

Ingredientes
1/4 xícara de gergelim branco
1 pedacinho de gengibre
250 g de queijo prato
1/2 xícara de manteiga
1 colher de chá de mostarda
1 xícara de farinha de trigo
Sal a gosto

Preparo
Coloque o gergelim em uma frigideira quente e leve ao fogo médio, mexendo quase sempre, até que fique dourado. Este passo também pode ser feito no forno, mas para esta quantidade acho um desperdício ligar o forno.
Em um processador ou na Thermomix Bimby, coloque o  gengibre e até moer bem, e depois acrescente aos poucos o queijo até que fiquei em pedaços pequenos. Acrescente a manteiga, a mostarda e o sal e processe até obter uma mistura lisa. Junte a farinha e o gergelim por último, processando somente até ficar uma massa lisa. ligue para moer, coloque o queijo e ligue até ficar bem picado.
Em uma superfície lisa, molde em um rolo de mais ou menos 4 centímetros de diâmetro, e embrulhe em filme plástico. Leve à geladeira por uma hora.
Corte em rodelas finas com uma faca de serra (uso uma faca para pão), disponha em uma assadeira com uma distância de pelo menos 1 cm entre os biscoitos.

Assadeira pronta para ir ao forno
total do rolo: 60 biscoitos

Asse em forno pré aquecido a 200°C até dourar (em torno de 10 minutos). Deixe esfriar antes de armazenar em frasco bem fechado.

 

Dica: Faça duas receitas de uma vez, separe em 4 rolos e deixe no freezer para qualquer eventualidade. Para assar, basta retirar do freezer com mais ou menos 1 hora de antecedência. Se não estiver descongelado, ele se parte ao cortar. Se ficar muito quente, fica molenga demais para cortar. Os biscoitos da foto ficaram no freezer por 4 meses antes de serem assados e estavam perfeitos.

 

 

 

Antes de ir não esqueça de deixar seu joinha e compartilhar com seus amigos.

Também estamos no facebook (facebook.com/AmeliacomVaidade) e no Instagram (@blogameliacomvaidade)

Print Friendly, PDF & Email

Comente via Facebook

comentário(s)

, , , , , , , , , ,

Trackbacks/Pingbacks

  1. PicNic! Dicas e Sugestões | Amélia com Vaidade - 28 de setembro de 2015

    […] (amanteigados, queijo e gergelim e grissinis) e Cookies (aqui tem: aveia e chocolate, amêndoas e […]

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: