Biscoitos do Coração Amanteigados

Biscoitos do Coração Amanteigados

Biscoitos Amanteigados são irresistíveis. Ainda mais os preparados em casa, com bons ingredientes e muito amor!

Eu gosto muito de fazer biscoitos, de todos os tipos, principalmente esta receita de Biscoitos Amanteigados, que preparo desde a adolescência. E já passei este gosto para minha filha mais velha e em breve a pequena também entrará nesta vida. Adoramos fazer biscoitos juntas e recomendo a todos que façam biscoitos com seus filhos.

Aliás, cozinhem com seus filhos! É uma ótima oportunidade de estreitar laços, além de desenvolver habilidades nos pequenos, como paciência, coordenação motora e paladar. Paladar, por experimentar ingredientes e ver a transformação ao longo do processo; coordenação motora ao mexer, sovar, cortar, misturar, polvilhar, acrescentar, quebrar ovos… e a paciência, que acho que é algo super importante. Por que criança não é naturalmente paciente, faz parte do desenvolvimento neurológico, e cozinhar é uma atividade que ajuda no amadurecimento. E fazer biscoitos então, é algo que precisa de paciência! Mistura ingredientes, abre massa, corta massa, coloca na forma, pincela a gema, coloca o açúca, leva ao forno, espera assar e ainda por cima, depois de pronto tem que esperar esfriar. Ufa!! É muita coisa para uma criança, praticamente uma eternidade. E para o adulto, também é um exercício de paciência, pois tudo demora mais, são muitas perguntas, interrupções, movimentos mais lentos e imprecisos e um desespero para experimentar (entenda-se, lamber) cada etapa. Tudo leva o dobro ou triplo do tempo. Mas vale muito a pena. E de quebra, gosto que a minha filha saiba que as coisas não brotam em prateleiras de mercado. E sem preconceito, cozinhar e fazer biscoitos é programa para fazer com filhas e filhos.

Biscoitos Amanteigados - Formato de Coração - Açúcar Cristal - Amélia com Vaidade 1

 

Essa receita é bem simples de preparar, é barata, leva apenas 4 ingredientes e o resultado é delicioso. Ano passado fizemos uma fornada dupla e foi o presente de Dia dos Professores que a Natália levou para a escola. Todos adoraram! Para finalizar, fiz o cartão com as fotos da Natália preparando os biscoitos. O cartão não foi assinado, já que com menos de 3 anos ela não sabe escrever o próprio nome. As fotos foram tiradas com o celular e a montagem foi feita com um programa simples de edição, depois foi só imprimir, com impressora doméstica.

Biscoitos Amanteigados embalados para presente!

Biscoitos Amanteigados embalados para presente!

 

Cartão para Presente de Dia dos Professores

Cartão para Presente de Dia dos Professores

 

Nesta semana, depois de muito pedir para fazer “biscoito de corações” e eu só na enrolação, ela pegou seu avental, colocou sua escadinha na beira do fogão e decretou que era a hora de fazer biscoitos. Como tinha prometido que no dia anterior que aquele seria o dia, não pude mais fugir. E na feitura da segunda assadeira, ela disse que queria corações cor de rosa, a sua cor preferida. Lembrei de um pacotinho de açúcar colorido que estava no armário e fizemos nossos corações cor-de-rosa.

Biscoitos Amanteigados de Coração – ou Biscoitos do Coração Amanteigado
Rendimento: 600g de biscoitos ou um pode médio

Biscoitos Amanteigados - Formato de Coração - Açúcar Cristal - Amélia com Vaidade 2

Ingredientes
Massa
125g de manteiga
125g de açúcar refinado
250g de farinha de trigo
1 ovo grande ou 2 ovos pequenos

Cobertura
1 gema
Açúcar cristal

Preparo
Massa
Manualmente ou em um processador, misture todos os ingredientes da massa, sem sovar, até que fique homogênea. Abra dois sacos plásticos, desses de armazenar alimentos, e polvilhe o primeiro com farinha. Coloque a massa e com as mãos enfarinhadas, forme um disco com pelo menos 1 cm de espessura, polvilhe com farinha e cubra com o segundo plástico. Leve a geladeira por pelo menos 10 minutos, para que a massa fique firme e mais fácil de cortar. Retire a massa da geladeira, abra a massa com um rolo com espessura aproximada de meio centímetro e corte com o auxílio de cortador de biscoito no formato desejado.
Pincele com a gema e polvilhe açúcar cristal a gosto. Leve ao forno baixo, 180*C, por 20 minutos.
Cuidado para não queimar, os biscoitos são clarinhos e queimam com facilidade.

Dica: Também fica delicioso se preparado com açúcar demerara, fica mais crocante e quando usado na cobertura, o biscoito fica ainda mais douradinho.

 


Antes de ir não esqueça de deixar seu joinha e compartilhar com seus amigos.

Também estamos no facebook (facebook.com/AmeliacomVaidade) e no Instagram (@blogameliacomvaidade), com informações diversas e tudo que acontece na cozinha do Amélia com Vaidade e as comilanças dessa que vos escreve.

Print Friendly, PDF & Email

Comente via Facebook

comentário(s)

, , , , , , , ,

Trackbacks/Pingbacks

  1. PicNic! Dicas e Sugestões | Amélia com Vaidade - 11 de outubro de 2015

    […] (amanteigados, queijo e gergelim e grissinis) e Cookies (aqui tem: aveia e chocolate, amêndoas e […]

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: