Shimeji na manteiga

Shimeji na manteiga

Até vir morar em São Paulo, não era muito fã de cogumelos, mas depois de casar com um japa não tive mais como fugir. Continuo não gostando muito de fungui seco, mas apaixonei por cogumelos frescos, principalmente o shimeji, especialmente quando preparado na manteiga. E as minhas meninas amam, comem lindamente de hashi! É muita fofura!!!
Essa receita é simplérrima e pode ser consumida como aperitivo, purinho, como recheio de torrinhas, barquetes ou vol au vent, em sanduíches ou como parte da refeição. Ou seja, uma delícia nutritiva para qualquer hora do dia, que é super rápido, não suja faca ou tábua, e não leva nem 10 minutos para ficar pronta.
Ah, pode não parecer, mas super combina com guacamole e torrinhas de pão sírio… (tem receita de guacamole aqui) Eita mistura! hahahahahahAmélia com Vaidade - Shimeji na manteiga 01

Shimeji na manteiga
Rendimento: 1 tigelinha

Ingredientes
1 bandeja de shimeji
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
shoyu a gosto (mais ou menos 1 colher de sopa)
opcional: cebolinha finamente fatiada

Importante: NÃO coloque sal!!!

Preparo
Em uma frigideira quente, derreta a manteiga junto com o azeite. Acrescente os shimejis e mexa delicadamente, de forma que todos os cogumelos comecem a ficar macios. Acrescente o shoyu e misture bem, de forma que todos os cogumelos fiquem escurinhos. Todo o processo é rápido, os cogumelos cozinham rapidamente, em torno de 5 minutos no fogo.

 

Dica 1: Cogumelos não devem ser lavados!!!  No máximo, limpe com um guardanapo para retirar eventuais sujeirinhas aparentes. Se molhados, eles absorvem água e mudam completamente de textura. 

Dica 2: Para uma versão vegana, substitua a manteiga por creme vegetal, ou, melhor ainda, faça a primeira etapa com um óleo neutro, como girassol, e finalize com shoyu e óleo de gergelim torrado. E não coloque sal! 

 

Print Friendly

Comente via Facebook

comentário(s)

, , , , , , , , , , , ,

No comments yet.

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: