Como fazer Jack o'Lantern - Lanterna de Abóbora do Halloween

Como fazer Jack o’Lantern – Lanterna de Abóbora do Halloween

 

Jack o'lantern - Lanterna de Abóbora - Halloween - Amélia com Vaidade 11

 

Taí uma coisa que nunca tinha pensado em fazer na vida: Lanterna de Abóbora, ou Jack o’Lantern, tradicionais enfeites americanos para o Halloween. Acho que há uns dois anos tenho visto as abóboras típicas para vender nos mercados, que são maiores que as nossas abóboras e bem arredondadas. Olhava, olhava, e sempre pensava “deve dar um trabalho danado esculpir esta bagaça…”, e seguia minha vida feliz e contente. Mas aí vem os filhos, e com eles a escola e mais um monte de coisas que nos fazem pagar com a língua… Recebi um bilhete da escola pedindo uma Jack o’Lantern para um concurso na festa de Halloween. Por um breve momento tive vontade de chorar no cantinho, depois pensei em fazer uma versão alternativa de isopor, papel, lanternas orientais ou algum material criativo/reciclado, mas decidi comprar a abóbora, torcendo para que ela não custasse um rim. primeiro fui no hortifrutti habitual, não tinha. Até pensei em comprar uma cabotian, ou abóbora japonesa, de casca verde, e graças a Deus que eu não cometi a sandice. Não teria conseguido esculpir nada naquela casca, e ainda teria ganho uma tendinite de brinde. Depois fui ao Pão de Açúcar, pois sabia que lá tinha, e comprei a tal abóbora. O preço: R$ 4,99 o kilo. A abóbora menor pesava quase 5kg, portando a brincadeira não sairia menos que R$ 25,00. Comprei uma abóbora intermediária, de 6,5kg, pois estava mais bonita e arredondada.

As abóboras!

As abóboras!

Chegamos em casa, a Natália estava ansiosíssima para fazer a abóbora. Ela, que adora tudo que é de bruxas, caveiras, aranhas e abóboras, esperava há meses pelo Halloween! A teacher explicou na aula como fazer a lanterna e ela estava muito empolgada para colocar em prática. Olhamos uns vídeos no you tube, já que eu nem sabia por onde começar, e dei uma busca geral nas imagens, procurando um modelo. A Natália escolheu o estilo que ela mais gostou, pedi que ela desenhasse em uma folha. Minha intenção era fazer exatamente o desenho dela, copiando com uma caneta, mas ela não conseguiu entender que precisava fazer um desenho beeemmm grande (ela tem quase 4 anos, surpreendente seria se ela acertasse a proporção). Depois tentei que ela fizesse um desenho na própria abóbora, mas também não foi tão simples, ela acho muito estranho desenhar nas ranhuras. Decidimos que ela daria as orientações enquanto que eu seguiria o desenho de forma mais livre, e ela desempenhou seu papel com muito empenho.

No final, foi bem divertido fazer a nossa Jack o’Lantern, e o resultado foi ótimo, ambas ficamos muito contentes. E nem é tão difícil quanto parece. Preparado para fazer a sua própria Lanterna, aí na sua casa?

 

Material

Usei, além da abóbora, uma faca grande, mas de lâmina estreita, uma faca de legumes, lápis ou canetinha, colher e uma tigela média para as sementes e polpa. Existem kits especiais para decoração de abóbora, mas nunca vi para vender aqui no Brasil. Se alguém quiser me dar de presente, eu aceito.

Como fazer

Primeiramente, fiz um círculo na parte de cima da abóbora, com a faca grande, na diagonal. É importante que a faca fique na diagonal para formar a caminha onde a tampa ficará. Dependendo do formato da abóbora, se a tampa for cortada reta, ela pode cair. Esta abertura deve ser suficiente para que você possa colocar o braço, com um pouco de folga.

Jack o'lantern - Lanterna de Abóbora - Halloween - Amélia com Vaidade 1

Jack o'lantern - Lanterna de Abóbora - Halloween - Amélia com Vaidade 2

Jack o'lantern - Lanterna de Abóbora - Halloween - Amélia com Vaidade 3

Retirei com um colher todas as sementes e fiapos. Raspando mesmo, e dando uma finalizada manual, para que não fiquem fiapos que possam atrapalhar na iluminação.

E aí vem a parte difícil para os iniciantes: desenhar o formato de rosto que deseja. Você pode tanto desenhar diretamente na abóbora quanto imprimir algum modelo da internet, prender com fita e marcar na abóbora com o auxílio de algum objeto com ponta. Aqui optei por desenhar levemente a lápis, sem marcar muito, pois não sabia como seria o cortar com a faca, se eu teria coordenação para fazer algo decente.
Comecei pelos olhos, fazendo o contorno com a faca. Depois de totalmente cortado, empurre DE DENTRO PARA FORA. Observe como a polpa da abóbora é grossa, tendo aproximadamente 3 dedos de espessura.

 

Jack o'lantern - Lanterna de Abóbora - Halloween - Amélia com Vaidade 4

Começando pelos olhos.

Para destacar os olhos, optei por tirar levemente a casa, mas só na bolinha. Neste momento percebi  que a polpa era bem grossa e que seria preciso esculpir para melhor passagem da luz, então com a faca na diagonal, tirei os excessos.

Jack o'lantern - Lanterna de Abóbora - Halloween - Amélia com Vaidade 5

Cortes dos olhos e boca.

Para a boca, calculei mais ou menos o meio dos olhos e fiz cortes retos com a faca, formando o zig zag. A parte mais delicada é a finalização lateral, pois é preciso abrir mais um pouco para que o corte fique contínuo. Novamente, cortei um pouco da polpa na diagonal, o que fez com que a boca parecesse maior, mesmo sem ter cortado mais a casca.

Jack o'lantern - Lanterna de Abóbora - Halloween - Amélia com Vaidade 6

Com boca, sorriso largo!

Segui o desenho da Natália, que só tinha os olhos, com bolinha no meio, e a boca em zig zag, e ficou bacana, como dá para ver no desenho acima. Ela não colocou nariz e não aceitou de forma alguma que eu colocasse na abóbora. Mas aceitou a sugestão de uma sobrancelha, desde que comprida e acima dos olhos.

 

 

Jack o'lantern - Lanterna de Abóbora - Halloween - Amélia com Vaidade 7

 

Jack o'lantern - Lanterna de Abóbora - Halloween - Amélia com Vaidade 12

Perceba que as imperfeições e marcações aparecem somente quando olhamos bem de perto, então não se desespere se cortar fora do previsto. Até por que, quando iluminada, que é a parte mais legal, as falhas ficam totalmente imperceptíveis.

Jack o'lantern - Lanterna de Abóbora - Halloween - Amélia com Vaidade 8

Finalizado a escultura do rosto, é interessante fazer uma cavidade para a vela, pois sem ela, a vela fica aparecendo… Faça com a colher mesmo, retirando somente o necessário para que a vela fique embutida. Essa dica foi a Natália quem trouxe para casa. Usei uma vela pequena, com proteção de metal, do tipo que se usa em difusores, que ilumina muito bem uma abóbora.

Jack o'lantern - Lanterna de Abóbora - Halloween - Amélia com Vaidade 9

Jack o'lantern - Lanterna de Abóbora - Halloween - Amélia com Vaidade 10

Conferindo os detalhes e a iluminação

Jack o'lantern - Lanterna de Abóbora - Halloween - Amélia com Vaidade 13

Jack o'lantern - Lanterna de Abóbora - Halloween - Amélia com Vaidade 11

No escuro!!!

 

Simples, não? Aproveite o Dia das Bruxas e faça a sua Jack o’Lantern, muitos doces ou travessuras. 😉

 


 

 

Antes de ir não esqueça de deixar seu joinha e compartilhar com seus amigos.

Também estamos no facebook (facebook.com/AmeliacomVaidade) e no Instagram (@blogameliacomvaidade), com informações diversas e tudo que acontece na cozinha do Amélia com Vaidade e as comilanças dessa que vos escreve.

Print Friendly

Comente via Facebook

comentário(s)

, ,

No comments yet.

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: