Como fazer: Bife Delicioso

Como fazer: Bife Delicioso

Bife é um clássico na mesa dos brasileiros, e compõe uma das combinações mais amadas do país, o Prato Feito! O casamento do arroz, feijão, bife, batatas fritas e salada é só amor. Aprenda agora como fazer um bife delicioso!

Acredito que seja um dos melhores exemplos de Confort Food, aquela comida que traz lembranças de satisfação e prazer, aquele transporte imediato pelo túnel do tempo diretamente para a infância. Acho que a maior parte de nós tiveram alguém que preparava esta combinação com esmero, fosse a mãe, o pai, a avó, o avô, uma tia ou tia, a família de um amigo. É incrível como esta combinação agrada as crianças! Aqui em casa foi paixão a primeira vista. Então vamos começar esse PF perfeito pela grande estrela, o bife!

O preparo de um bife delicioso começa na compra da carne. O corte precisa ser de uma carne com gordura, mas não muita, pois a gordura ajuda na maciez e no sabor, mas se a quantidade for excessiva, o sabor também perdurará na boca por muito tempo. Os melhores cortes para bife são a alcatra, o coxão mole, o contrafilé e a fraldinha, todos retirados do traseiro do gado. Também temos os clássicos e valorizados filé mignon e a picanha, que dispensam apresentações, mas por serem cortes mais caros, acabam não sendo uma opção para o consumo diário da maioria das famílias.

O melhor bife acetolado do mundo! Suculento e macio!

O melhor bife acebolado do mundo! Suculento e macio!

A escolha da carne também deve levar em consideração a preferência pelo ponto do bife. Quanto mais fino o bife, mais fácil de deixá-lo “bem passado”, sem esturricar ressecar o bife. Ao mesmo tempo, os bifes devem ter mais que um dedo de altura, para selar a carne sem que o interior fique excessivamente cozido. Para quem gosta de uma carne mais seca ou está de dieta, o patinho, que é um corte mais magro, também é uma boa opção.

Outro ponto importante é a quantidade por pessoa. A Organização Mundial da Saúde recomenda, por pessoa adulta, que a porção de carne vermelha seja de 100g, mas para facilitar, calcule um corte do tamanho da palma da mão de um adulto (é só a palma, viu!?, não é a mão inteira!). Pode parecer pouco para um grande número de pessoas, mas é a quantidade considerada saudável. Nos restaurantes, eventos e cursos de gastronomia, calcula-se 200g de carne por pessoa.
Escolhido o corte, altura e tamanho dos bifes, vamos à prática no fogão:

  1. Retire a carne da geladeira entre 10 e 15 minutos antes do preparo. Estar em temperatura ambiente ajuda na absorção dos temperos.
  2. Escolha uma frigideira em que caibam os seus bifes inteiros, sem dobras. Se não couberem todos os bifes de uma só vez, faça duas ou mais remessas.
  3. Coloque a frigideira para aquecer em fogo alto, mas ainda NÃO coloque gordura. Muitas pessoas tem medo de queimar a panela, mas se ela estiver limpa, não há problemas. Para verificar a temperatura da panela, coloque a mão dez centímetros acima dela, e você deverá sentir o calor irradiando.
  4. Tempere com sal e pimenta do reino, apenas de um lado da carne.
  5. Coloque o óleo (de sua preferência) e leve os bifes para a panela, com o lado temperado para baixo, em fogo médio. Tempere o outro lado, já na panela.
  6. Quando as bordas começarem a ficar douradas, em torno de 2 minutos, vire os bifes com o auxílio de um pegador. O ideal é não usar garfo de cozinha ou de churrasqueiro, pois ao furar a carne os líquidos saem do seu interior e você terá como resultado um bife menos suculento.
  7. Retire os bifes da frigideira. Se a opção for um bife acebolado, como o da foto, depois de preparar toda a carne e retirar da frigideira, coloque mais um pouco de azeite na panela e acrescente a cebola cortada em anéis ou fatias, e mexa na panela, para que ela absorva o sabor da carne, até que fiquem dourados. Enquanto os bifes aguardam a finalização da cebola, deixe-os em recipiente coberto com papel alumínio.
  8. Retire os anéis de cebola da frigideira e sirva imediatamente.

 

Se os bifes forem altos, como os cortes Ancho, a melhor opção é grelhar na frigideira, de ambos os lados e colocar imediatamente no forno quente, por 5 minutos, para terminar a cocção interna. Desta forma você terá um bife macio, suculento, dourado por fora e ao ponto por dentro.

Dica: Varie o tempero do dia a dia, dando nova roupagem para a cebola. Para cada bife, escolha entre 1 colher (sopa) de maionese, 1 colher (sopa) shoyu ou 1 colher (chá) de manteiga. 

 

Quer variar ainda mais? No link abaixo uma receita diferente, com bifes de alcatra, preparados na panela de pressão.

Alcatra de Panela de Pressão

Alcatra de Panela de Pressão

0 of 5 50 Minutes

Receita prática, no estilo joga tudo na panela de pressão e espera. Vale a pena, principalmente nos dias mais frios, essa alcatra aquece a barriga e a alma.

Get Recipe

 

Antes de ir não esqueça de deixar seu joinha e compartilhar com seus amigos.

Também estamos no facebook (facebook.com/AmeliacomVaidade) e no Instagram (@blogameliacomvaidade), com informações diversas e tudo que acontece na cozinha do Amélia com Vaidade e as comilanças dessa que vos escreve.

Print Friendly

Comente via Facebook

comentário(s)

No comments yet.

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: