Compotas & Chutneys - Livro de Quinta

Compotas & Chutneys – Livro de Quinta

Estréia da coluna Livro de Quinta com um título muito bacana: Compotas & Chutneys, de Valérie Lhomme.

Já faz algum tempo que penso em confessar aqui no blog a minha mais louca paixão: livros. Amo livros. Adoro livros. Sou viciada em livros. Na minha casa os livros estão espalhados em todos os cômodos, literalmente. E já estou viciando minhas meninas, que vira e mexe pego no flagra, pois quando a casa fica silenciosa, vou procura-las (quem é mãe sabe, silêncio é a coisa mais preocupante em uma casa com crianças) e lá estão elas com livros, livrinhos e revistinhas. E óbvio que a minha grande paixão são os livros de gastronomia, com ou sem receitas.

Talvez você se pergunte, como assim livro de gastronomia sem receita? Nem sempre são livros sem receitas, mas as receitas não são o tema principal, e muitas vezes estão lá apenas para ilustrar o que vem sendo descrito. Adoro livros de história sobre a ótica alimentar, sobre como as civilizações e sociedades se relacionavam com o alimento. É uma ótica interessantíssima para analisar o desenvolvimento humano. Gosto de livros que abordam hábitos de países ou regiões, livros com mais imagens que texto, gosto de imaginar o sabor e textura dos pratos. Gosto dos novos livros que falam sobre a qualidade e procedência do que comemos hoje, transgênicos, corantes, químicos, engenharia de alimentos… Aliás, quanto mais estudo menos separo gastronomia de agronomia e pecuária. E também gosto de livros de receitas, e não só livros, revistas, fascículos, e tudo mais que esteja em papel. Ok, ok, também gosto dos livros virtuais, tenho vários, principalmente da Thermomix, já que aqui no Brasil não temos muitas publicações disponíveis.

Meus livros, minhas paixões

Meus livros, minhas paixões

Tudo isso para contar que finalmente reorganizei minha biblioteca ao meu gosto, afinal, eu tenho um tanto de TOC e crio divisões e subdivisões enlouquecidamente, e eventualmente, mas sempre às quintas-feiras, já que é o livro de quinta, compartilharei alguns títulos com vocês, os meus preferidos do momento, ou os preferidos de sempre, ou com as melhores imagens, ou melhores receitas.

Livro Compotas & Chutneys Capa - Livro de Quinta - Resenha - Amelia com Vaidade

Livro Compotas & Chutneys – Capa

Para a estréia desta nova coluna, escolhi o livro “Compotas & Chutneys“, de Valérie Lhome. Para quem não sabe, eu tenho uma paixão por geleias. Sempre que faço a xepa na feira aproveito e compro algumas frutas a mais para fazer uma boa geleia (ou congelar para fazer suco naturais), e este livro tem receitas práticas, fáceis e com combinações de ingredientes bem autênticas, como por exemplo, manga e maracujá, damasco com lavanda, abobrinha com casca de limão, chutney de maçã e pêra com grãos de mostarda e cenoura com laranja. Já testei algumas das receitas e todas ficaram deliciosas. O livro tem belas fotografias, que aguçam ainda mais o paladar. Com receitas de preparos doces, salgados e agridoces, é um título que vale a pena ter em casa, pois compotas e chutneys são uma ótima maneira de aproveitar as frutas da estação, com seu frescor e preço mais baixo, em preparos de longa duração.

Livro Compotas & Chutneys Contra-Capa - Livro de Quinta - Resenha - Amelia com Vaidade

Livro Compotas & Chutneys – Imagem

Livro Compotas & Chutneys - Laranja com Cenoura - Livro de Quinta - Resenha - Amelia com Vaidade

Livro Compotas & Chutneys

Compotas e Chutneys - Chutney de abóbora com gengibre e laranja - Livro de Quinta - Resenha - Amélia com Vaidade 3

Compotas & Chutneys – Livro

 

Dados do Título:

Compotas & Chutneys

Receitas e Fotografia de Valérie Lhomme

Editora Lafonte, 2011

ISBN 978-85-7635-8332-9

 

PS: livros nunca são demais, então se você quiser me dar ou doar mais livros, eu sempre aceitarei. 😉


Antes de ir não esqueça de deixar seu joinha e compartilhar com seus amigos.

Também estamos no facebook (facebook.com/AmeliacomVaidade) e no Instagram (@blogameliacomvaidade), com informações diversas e tudo que acontece na cozinha do Amélia com Vaidade e as comilanças dessa que vos escreve.

Print Friendly, PDF & Email

Comente via Facebook

comentário(s)

,

2 Responses to Compotas & Chutneys – Livro de Quinta

  1. Carla de Souza Colombo 16 de abril de 2016 at 5:33 pm #

    quero esse livro!

    • Daniela Prytoluk 16 de abril de 2016 at 9:12 pm #

      Carla,

      Vale muito a pena, e tenho certeza que para você será muito útil. Eu tenho outro livro de compotas, mas acho este o melhor.

      Bjs
      Dani

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: