Fondue - Dicas e 4 Molhos Fáceis

Fondue – Dicas e 4 Molhos Fáceis

Fondue é uma delícia! Combina com o inverno, com amigos e é romantismo puro! Confira no Amélia com Vaidade tudo que você precisa para fazer um ritual de Fondue memorável.

Sinceramente, não conheço ninguém que não goste de Fondue, pois além de ser uma delícia, o ritual é perfeito para aqueles dias mais frios que pedem uma refeição sem pressa, seja uma reunião de amigos, seja um jantar romântico. Há poucos dias me falaram que fondue virou cafona! Oi? Como assim? Pois bem, avisei aos amigos que se fondue virou cafona, assumo minha cafonice, já que aqui em casa é pedida certa nos dias mais frios. E aqui já contaminei a Natália, hoje com 4 anos, com o espírito do fondue. Tenho provas!!! Veja a foto abaixo, ela então com pouco mais de 1 ano e meio, super curtindo o ritual e tirar muitas fotos. Este ano retornaremos com a programação invernal e incluiremos a Tatiana, já com 2 anos completos, para apreciar o festival de delícias. Gulosinha como ela é, tenho certeza que vai AMAR!

Fondue em Família - refeição com crianças - Amélia com Vaidade

Fondue em Família – Primeiro Fondue da Natália – Ela amou tudo!

A prática: como preparar um delicioso fondue!

Aqui em casa costumo fazer o que seria um festival de fondue: começamos com o fondue de queijo, acompanhado por baguete ou pão italiano – é importante que seja um pão firme para não desmanchar ao passar no queijo – e por mini batatas cozidas (uso o microondas que é rápido, prático e a batata fica mais saborosa). Já preparei eu mesma a mistura de queijos diversas vezes – receita em breve no Amélia com Vaidade – , mas confesso que me rendo a praticidade e tenho comprado aqueles pacotes já prontos, em que basta aquecer a e servir. Recomendo que escolha aqueles que ficam sob refrigeração, pois os que ficam na prateleira tem conservantes. Leia os rótulos e confira a lista de ingredientes antes de escolher qual levar para casa. Sirva em panela específica ou em rechaud com vela, para não queimar o fundo. Um pacote de 400g ou 450g serve bem 4 pessoas, se ainda tiver o fondue de carne. Complemente com 1 baguete e 500g de mini batatas. Se quiser inovar, prepare cogumelos paris previamente assados ou levemente grelhados.

Já para o fondue de carne, é importante que o rechaud seja com chama ou elétrico, para garantir que o óleo permaneça quente. O ideal é aquecer o óleo – de milho ou girassol – em uma panela tradicional, no fogão, e depois o transfira para o rechaud, garantindo temperatura alta por mais tempo. E aí é simples, basta espetar os cubos de carne já temperados com sal e pimenta do reino com os respectivos garfinhos coloridos e colocar no óleo. Para acompanhar, uma seleção de molhos em pequenas tigelas. No final desta postagem, 4 receitas de molhos super fáceis e rápidos de preparar, que combinam muito com fondue, além de serem versáteis para outros preparos, como sanduíches, como molhos para saldas, wraps e canapés. Ou seja, clique na receita, imprima e guarde no seu caderno de receitas. Mas para quem quer ainda mais variedade, há uma infinidade de molhos prontos nos mercados, sendo que os meus preferidos são o Tártaro, Béarnaise, Bourguignonne, Azeitona, Alho, Geleia de Pimenta e Chutneys variados (aqui no Amélia você também encontra receita de Chutney de Manga clicando AQUI). Para 4 pessoas, calcule entre 600g e 800g de filé mignon ou um misto frutos do mar, filé mignon e filé de peito de frango. Carne de porco também fica uma delícia, mas demora mais para cozinhar, então não recomendo. Além do clássico fondue no óleo, ainda há a possibilidade do fondue na pedra, que também é uma delícia, mas para ele é preciso trocar o corte da carne de cubos para lascas.

Acompanhamentos para Fondue - Molhos Cremosos de Limão, Castanha de Caju, Pepino e Mostarda e Maionese Verde - Amélia com Vaidade

Acompanhamentos para Fondue de Carne, Frango ou Frutos do Mar: Molhos Cremosos de Limão, Castanha de Caju, Pepino e Mostarda e Maionese Verde. Todas as receita no Amélia com Vaidade

Mais recente no nosso mercado, temos as Raclete, que é um primo mais fashion do fondue. Para preparar a sua, é preciso ter o “equipamento” adequado, a racleteira. Nela os legumes são grelhados e cobertos com queijo, que derrete na racleteira. Na grelha superior, as carnes podem ser grelhadas. É uma excelente opção para quem é ou receberá convidados vegetarianos.

E finalizando, o clássico e amado Fondue de Chocolate. Bom, a verdade é que temos diversas receitas de fondues doces, mas a minha preferida ainda é o Chocolate Misto, com uma mistura certeira de chocolate ao leite e meio amargo, em partes iguais, com creme de leite e um toque de licor ou conhaque. Simples e delicioso, combina com uma grande variedade de frutas, como morangos, uvas, bananas (escolha maduras, mas firmes), pêras, abacaxi, maçãs, laranja e figos. Para que as frutas de rápida oxidação não escureçam antes do fim do jantar, pingue algumas gotas de suco de limão logo que forem fatiadas.  Biscoitos finos, como do tipo champagne com açúcar fino, também são excelente complementos. Para quatro pessoas, calcule 150g de chocolate ao leite, 150g de chocolate meio amargo, 200g de creme de leite e bebida alcóolica a gosto para o fondue e 200g de frutas por pessoa.

Frutas - Frutas para Fondue de Chocolate - Amélia com Vaidade

 

Com todas as dicas desta postagem você já pode preparar seu delicioso jantar e brindar a vida! Capriche na decoração: arrume os lugares, disponha os talheres de fondue e garfos pequenos, guardanapos bonitos, taças para vinho e água, pratos de sobremesa – já que a intenção passa longe de encher o prato de comida. Travessas bonitas para a carne, pães, batatas e cogumelos e pequenas tigelas para os molhos completam a beleza da mesa posta. Já deixe as frutas preparadas e organizadas em um prato lindo. Para fazer da noite ainda mais espacial, reduza a iluminação e aposte nas velas. Bon appétit!

 

Molho de Maionese Verde de 2 ingredientes

Molho de Maionese Verde de 2 ingredientes

0 of 5 100ml

Molho de Maionese Verde, além de ser super fácil, leva apenas 2 ingredientes! Experimente esta receita deliciosa do Amélia com Vaidade!

Get Recipe

Molho Cremoso de Limão

Molho Cremoso de Limão

0 of 5 100ml

Molho Cremoso de Limão é super versátil, leva poucos ingredientes e é muito fácil de preparar. Confira agora mais um delícia do Amélia com Vaidade!

Get Recipe

Molho de Pepino e Mostarda

Molho de Pepino e Mostarda

0 of 5 100ml

Molho de Pepino e Mostarda tem sabor marcante e delicioso. Perfeito para acompanhar carnes. Confira esta deliciosa receita do Amélia com Vaidade!

Get Recipe

Molho de Castanha de Caju

Molho de Castanha de Caju

0 of 5 100ml

Molho de Castanha de Caju combina sabor, textura e cremosidade. Confira no Amélia com Vaidade esta receita exclusiva e muito fácil de preparar.

Get Recipe

Antes de ir não esqueça de deixar seu joinha e compartilhar com seus amigos.
Também estamos no facebook (facebook.com/AmeliacomVaidade) e no Instagram (@blogameliacomvaidade), com informações diversas e tudo que acontece na cozinha do Amélia com Vaidade e as comilanças dessa que vos escreve.

Print Friendly, PDF & Email

Comente via Facebook

comentário(s)

, , , , ,

No comments yet.

Deixe seu comentário!

%d blogueiros gostam disto: