Amélia com Vaidade é escrito e idealizado por Daniela Prytoluk, gaúcha de Porto Alegre que fincou raízes em São Paulo e daqui não quer mais sair. É mulher, gastróloga*, mãe, esposa, pesquisadora, ativista, vaidosa, curiosa e romântica. Alguns dizem que é faca na bota, mas um pouco é defesa para o grande coração pisciano.

Algumas meninas querem ser médicas, outras professoras, veterinárias, mas eu, na sabedoria dos meus 4 ou 5 anos queria ser padeira! Adorava pães, achava lindo quem era capaz de transformar ingredientes em algo tão gostoso e de fazer tantas pessoas felizes (ok, isso antes da era glúten free). Sonho desfeito quando mamãe fala que padeiro começa a trabalhar às 5 horas da manhã. Mas continuei atenta a tudo que acontecia na cozinha, nos mercados e sempre com um grande apetite.

Em Porto Alegre o mercado de gastronomia ainda é pequeno e em 2000, quando terminei o ensino médio, era ainda menor. Eu precisava escolher algo para estudar. Depois de muitas idas e vindas e desejos, optei por Administração de Empresas, por ser um curso bom e que serviria para qualquer área, passei na UFRGS, mas a vontade mesmo era de trabalhar em um restaurante. O tempo passou, a insatisfação só crescia. Conheci um japonês paulista que arrebatou meu coração e logo me mudei para São Paulo. Isso já em 2008.

Aqui me vi entre terminar a faculdade de administração de empresas e a possibilidade de começar do zero. Sr. Meu Marido topou bancar o curso de Gastronomia no Senac, um dos melhores do país. Lá conheci muita gente interessante, fiz amizades incríveis, aprendi muito sobre gastronomia e cozinha, tive acesso a livros maravilhosos, professores queridos e ainda ganhei um super concurso, o “Talento ao Vivo” (conto tudinho nesta postagem e a matéria está aqui, com receita e tudo), que possibilitou uma viagem para Portugal. Por lá também cursei a extensão universitária em Jornalismo Gastronômico, para poder falar com mais propriedade sobre tudo que me interessa: comida! Neste momento tão rico e criativo que nasceu o Amélia com Vaidade. O nome brinca com a clássica música que diz que a Amélia que mulher de verdade, por que não tinha a menor vaidade. Ora, eu tenho vaidade e sou mulher de verdade!

Amélia-com-Vaidade-Concurso-Talento-ao-Vivo-2010-Filé-Mignon-Suíno-com-Salsa-de-Frutas

Prato vencedor do concurso Talento ao Vivo: Filé Mignon Suíno com Salsa de Frutas

E já no final do curso, em 2011, engravidei. E aí tudo mudou! O que antes era importante deixou de ser e todo meu mundo e sentidos se voltaram para pesquisa e preparação para o parto e criação do bebê. Deixei de lado a gastronomia, só queria saber de parto humanizado. Mal sabia eu que era apenas o começo das mudanças mais profundas que eu teria. Em dezembro de 2011 nasceu a Natália em um lindo parto humanizado domiciliar. O parto foi fácil, o difícil foi amamentar, mas também tive muita ajuda. Conseguimos! Depois de copinho, complemento, relactação, fonoaudióloga, alergia à proteína do leite de vaca e soja acabei me tornando expert em amamentação.

Quando a Natália começou a comer os primeiros alimentos, aos seis meses, optamos por fazer uma alimentação mista com papas e alimentação da casa, o que é recomendado pelo Ministério da Saúde. Li todos os guias, manuais e textos sobre alimentação infantil, aprendi muito e aplico muita coisa em nossa rotina. Aos poucos ela só quis comer o que comíamos e tive que promover mudanças profundas em nossos hábitos. Hoje a nossa alimentação é muito mais saudável, equilibrada e diversificada, estamos mais felizes e cheios de energia. A alergia à proteína do leite de vaca me fez ver que é podemos viver sem leite e precisamos ser mais criativos no dia-a-dia, há muitas opções deliciosas ignoradas nas mesas brasileiras. Acabei virando leitora de blogs, livros e revistas vegetarianas, que me fazem ver novas opções para o dia a dia, também por que reduzimos o consumo de carne por aqui. Longe de nos tornarmos vegetarianos, é apenas uma opção por uma vida mais saudável e mais diversidade no dia a dia.

E para o meu marido e para mim as mudanças foram além da alimentação. Procuramos uma vida mais ativa, com atividades ao ar livre e contato com pessoas. E com essas mudanças aconteceu algo que eu nem esperava: controlei, sem medicamentos, a resistência a insulina, quadro que indica uma grande chances de desenvolver diabetes tipo 2. Imaginem que, com 25 anos, recebi  aviso que se não cuidasse do meu corpo desenvolveria uma doença crônica que tem desdobramentos cruéis. Não tomei medicamentos durante a gestação e não desenvolvi diabetes gestacional, possibilidade muito grande no meu caso.

Neste meio tempo, enquanto eu estava com milhares de atividades, pensamentos e sentimentos, o Amélia com Vaidade ficou dormindo… Foram muitas mudanças, muito conhecimento e aventuras que não devem ficar só comigo. Compartilho receitas, links, livros, novidades e reflexões sobre alimentação (saudável ou não), maternidade, gastronomia e tudo mais que for interessante. Adoro comentários e feedback.

Amélia com Vaidade - família 2015

Minha pequena grande família!

E outra vida se formou em meu ventre. Tatiana nasceu em abril de 2014, também em um parto  domiciliar (surpreendente, e tsunâmico) e novamente o Amélia com Vaidade voltou a um m ritmo mais lento. Em 2015, com a caçula completando um ano, começamos uma nova fase no Amélia com Vaidade. O blog está virando site, com mais organização e muitas ideias serão colocadas em prática. E as fotos serão lindas, já que aprendi muito sobre o tema nestes anos de site e recentemente com uma professora ótima. E tudo isso sem perder o controle da casa, por que ainda sou a CEO do lar.

Um novo ano chegou galopante, e 2016 chegou sem que eu conseguisse colocar tudo que queria em prática. As mudanças no Amélia com Vaidade são gigantes, e levaram tempo demais para a minha mente ansiosa, mas estão quase finalizadas. Agora começamos a produzir novo conteúdo de fato, com qualidade e, claro, muito sabor. Ah, e mais uma novidade!!! Não consegui fazer as pós-graduações que tanto queria, mas voltarei para a Academia com a pós-graduação “Gastronomia Funcional”. São grandes as chances do blog ter ainda mais receitas deliciosamente saudáveis.

Meus maiores orgulhos! São lindas, fofas, espertas e inteligentes. Poderia passar o dia falando sobre elas... <3

Meus maiores orgulhos! São lindas, fofas, espertas e inteligentes. Poderia passar o dia falando sobre elas… <3

Sobre ser padeira… Os anos passaram, a paixão por pães aumentou e eu continuo detestando acordar cedo…
Eu preparo e fotografo todas as receitas. Posso postar alguma imagem que não seja minha, mas ela terá os devidos créditos. Se você quiser uma imagem ou texto, mande um email ou pelo menos copie o link em um comentário. Nada mais chato e desagradável que achar o seu trabalho por aí sem os devidos créditos. Acredite, dá trabalho manter um blog. É gostoso, mas ainda assim é trabalhoso.
Entre em contato através do email contato@ameliacomvaidade.com ou pelo Google+. Visite a página do Amélia com Vaidade no Facebook e também nosso perfil no Instagram. Por lá compartilho links com dicas de nutrição, alimentação infantil, ideias, imagens, matérias, notícias… Não precisa ter perfil no site para acessar.

Sobre os marcadores:

A Natália já está curada da alergia à proteína do leite de vaca, mas sempre sinalizo “comendo sem leite e sem soja“, para quem está fazendo dieta para continuar amamentando ou tem um filho/amigo/vizinho/sobrinho que não pode ou não gosta de consumir leite e derivados.

As receitas marcadas com “bebês e crianças” fazem parte da alimentação da Natália e da Tatiana. Algumas preparações são indicadas para maiores de 1 ou 2 anos, dependendo das restrições de cada família. Mel não deve ser oferecido para menores de 1 ano pelo risco de contaminação com toxina botulínica.

*Gastrólogo é o profissional com formação em Gastronomia, profissão que deve ser regulamentada em breve, já está em projeto em Brasília. Gastrônomo, apesar de mais simpático, é o apreciador, o não profissional.


Antes de ir não esqueça de deixar seu joinha e compartilhar com seus amigos.

Também estamos no facebook (facebook.com/AmeliacomVaidade) e no Instagram (@blogameliacomvaidade), com informações diversas e tudo que acontece na cozinha do Amélia com Vaidade e as comilanças dessa que vos escreve.

Print Friendly
%d blogueiros gostam disto: