Torta de mostarda, queijo e tomate

Torta de Mostarda, Queijo e Tomate é uma receita fácil e sofisticada. Perfeita para quem quer comer um prato delicioso e de rápido preparo.

 

Esta torta de mostarda, queijo e tomate foi das primeira receitas publicadas no Amélia com Vaidade. Naquele tempo, ter um blog era simplesmente compartilhar receitas sem grandes preocupações com fotos e com a estética. E por isso, a postagem original, que você pode ver clicando AQUI, traz fotos que não fazem jus a maravilícia que é esta receita, mas mostram o passo a passo que você não encontrará nesta atualização!

A ideia original desta receita veio de um vídeo que assisti na aula de Cozinha Francesa ainda na Faculdade de Gastronomia, com o professor Gustavo, em a cozinheira preparava despretensiosamente, sem medidas, sem muito trabalho, uma maravilhosa torta sem um recheio elaborado. Mas depois de tantos anos, modifiquei algumas coisas para deixar com uma cara mais apetitosa e refinada. Substituí o refogado de cebolas e tomate por uma camada de cebolas refogadas e tomates cerejas delicadamente dispostos em fileiras, após o queijo ter sido generosamente distribuído sobre as cebolas. Desta forma, a distribuição de cada ingrediente fica mais uniforme em toda a torta.

E para quem gosta de preparar antecipadamente, saiba que esta receita é perfeita! Você pode pré assar a massa e refogar a cebola, e fazer a montagem 20 minutos antes de servir, que é o tempo que leva para o queijo derreter e dourar. Ela pode ser servida como um lanche, acompanhamento de carnes ou mesmo como prato quente, acompanhado de uma salada fresca. Confie no sabor.

Esta receita entrou novamente em nosso cardápio pela busca por receitas práticas e vegetarianas. Veja bem, não é uma receita light ou funcional! Ela apenas não contém carne vermelha ou branca, e tem um recheio cremoso com poucos ingredientes. Hoje, em 2017, vejo ótimas possibilidades para esta receita… Adicionar aveia e farinha integral à massa, usar linhaça como substituta do ovo, óleo vegetal gelado no lugar da manteiga… e até (heresia!) mandioqueijo para tornar esta receita vegana. Talvez você esteja pensando que não seja uma boa ideia. E eu confesso que tinha um grande preconceito com mandioqueijo, até experimentar uma versão caseira em uma aula. Comeria um baldinho de mandioqueijo com muita felicidade. Se você gosta da ideia de uma versão vegana ou funcional aqui no Amélia com Vaidade, deixe seu comentário!

 


Antes de ir não esqueça de deixar seu joinha e compartilhar com seus amigos.

Também estamos no Facebook (facebook.com/AmeliacomVaidade) e no Instagram (@blogameliacomvaidade) e Pinterest (blogamelia). As redes sociais têm informações diversas e tudo que acontece na cozinha do Amélia com Vaidade. Além das comilanças dessa que vos escreve.

Print Friendly

Comente via Facebook

comentário(s)

Recipe Rating

  • (0 /5)
  • 0 ratings

Be Social

About Chef

Related Recipes

%d blogueiros gostam disto: